Há pessoas para quem o tempo parece não avançar e Christie Brinkley é uma delas. A modelo celebrou o seu aniversário esta segunda-feira, 3 de fevereiro, rodeada pelos três filhos, tendo partilhado alguns momentos nas redes sociais, diz a "People". E sabe quantos anos é que a ex-mulher de Billy Joel fez? 71 – sim, leu bem. Está a perceber porque é que dizemos que parece imune à passagem do tempo?
Christie Brinkley nasceu a 2 de fevereiro de 1954, em Monroe, no estado do Michigan. Mudou-se ainda jovem para a Califórnia e, depois de concluir o ensino secundário, decidiu aventurar-se em Paris para estudar arte – e foi lá que o destino lhe sorriu. Foi descoberta por um fotógrafo conhecido, Errol Sawyer, num posto dos correios, diz a "Hello!" – e, a partir daí, foi um saltinho até entrar no mundo da moda.
Ao longo das décadas, foi capa de mais de 500 revistas como modelo, colaborou com algumas das maiores marcas de moda e luxo e até tem um currículo enquanto atriz, que ultrapassa as quase quatro décadas. Isto só foi possível porque, depois de ser descoberta, encontrou-se com agentes da Elite Model Management, uma das maiores agências de modelos do mundo, ficando sob a alçada da mesma.
No final da década de 1970, Christie Brinkley já era uma das caras mais conhecidas da indústria da moda, fruto do seu visual norte-americano super clássico. A modelo tornou-se conhecida especialmente por servir de montra viva a fatos de banho, estabelecendo um recorde como a primeira modelo a aparecer na capa da edição de fatos de banho da "Sports Illustrated" em três anos consecutivos (de 1979 a 1981, mais especificamente).
Este feito catapultou-a para a ribalta, cimentando-a como um dos maiores rostos da indústria à época, mas não só – garantiu-lhe um contrato de 25 anos com a CoverGirl, uma das marcas pioneiras no que diz respeito à democratização da maquilhagem, devido aos preços baixos que sempre praticou. A parceria da modelo com esta insígnia foi uma das mais longas de sempre, tendo acabado na década de 90 e reatado em 2005, diz o "Lawrence Journal-World".
Para além disto e de todas as capas de publicações como "Vogue", "Harper's Bazaar" ou "Cosmopolitan", a modelo aventurou-se no mundo da representação. Em 1983, entrou em "National Lampoon's Vacation", onde deu vida à sedutora mulher do Ferrari vermelho. O papel ficou tão icónico que acabou por repeti-lo em "Vegas Vacation", em 1997. Em 2011, apareceu na comédia "Jack and Jill", na qual contracenou com Adam Sandler, e também fez participações especiais em "Parks and Recreation" e "The Goldbergs".
Escusado será dizer que foi difícil deixar a sua vida pessoal longe dos holofotes – muito graças à sua carreira e mediatismo por mérito próprio, mas também pelo relacionamento que manteve com o conhecido músico norte-americano Billy Joel, que conheceu em 1983, na ilha de São Bartolomeu, nas Caraíbas. O cantor começou a tocar piano num bar frequentado por celebridades como Whitney Houston e Elle Macpherson para captar a atenção da mulher (e conseguiu), diz a "InStyle".
Dois anos depois de se conhecerem, em março, casaram-se a bordo de um iate no rio Hudson, em Nova Iorque, numa cerimónia que contou com a presença de figuras bem conhecidas, como o cantor Paul Simon e membros da banda Stray Cats. Nesse mesmo ano nasceu a filha do par, Alexa Ray Joel, atualmente com 39 anos, cujo nome do meio é uma homenagem a Ray Charles, um dos ídolos musicais do artista.
O casal acabou por se divorciar em 1994, mas manteve sempre uma relação cordial ao longo dos anos. Aliás, Christie Brinkley chegou a participar em videoclipes do cantor, como "Uptown Girl", que é precisamente um dos seus maiores sucessos. Mas o que é facto é que este não foi o único relacionamento que teve: em 1994, casou-se com o promotor imobiliário Richard Taubman, união que resultou no nascimento do segundo filho, Jack Paris Brinkley Taubman, atualmente com 29 anos.
O casamento também foi breve e terminou em 1995. No ano seguinte, Christie Brinkley começou a namorar com o arquiteto Peter Cook, com quem, em 1998, teve a sua terceira filha, Sailor Lee Brinkley Cook, atualmente com 28 anos. Este casamento foi tudo menos pacífico e acabou em divórcio, em 2008, depois de a modelo descobrir que este teve um caso com uma jovem de 18 anos, Diana Bianchi, que trabalhava na sua empresa de arquitetura, diz a "ABC News".
Desde então, Brinkley teve outros relacionamentos com figuras públicas, como o músico John Mellencamp entre 2015 e 2016 e o produtor musical David Foster de 2016 a 2017. Atualmente, aos 71 anos, Christie Brinkley continua solteira – até porque teve outros problemas com que foi obrigada a lidar. Em 2024, a modelo foi diagnosticada com cancro de pele. Contudo, o facto de ter sido detetado numa fase inicial fez com que o tumor fosse removido com sucesso, através de uma cirurgia, segundo a CNN.
Agora, o seu mais recente projeto diz respeito a uma autobiografia – e se acha que se chama "Uptown Girl", acertou. O lançamento está previsto para abril, de acordo com o "The Independent", e a modelo promete partilhar detalhes inéditos da sua vida pessoal e profissional. Trocado por miúdos, a obra promete uma visão íntima da mulher por detrás do ícone (que, mesmo aos 71 anos, continua a transpirar elegância).