Austin Butler está a viver uma fase de transformação física e pessoal que é quase tão intensa quanto os papéis que tem interpretado. O ator de 34 anos, que em 2022 deu vida a Elvis Presley ao ponto de precisar de um coach para deixar o sotaque do artista, decidiu encarar os últimos projetos como um "reset radical". Depois de papéis em "The Bikeriders", "Masters of the Air" e "Dune: Parte Dois", mergulhou este ano em dois filmes que exigiram mudanças físicas extremas.

Quase 30 quilos mais magro, Dwayne Johnson surpreende com novo físico em Veneza. Veja o antes e depois
Quase 30 quilos mais magro, Dwayne Johnson surpreende com novo físico em Veneza. Veja o antes e depois
Ver artigo

Falamos de "Apanhado a Roubar", de Darren Aronofsky, que estreou a 28 de agosto, e do thriller psicológico "Enemies", no qual contracena com Jeremy Allen White, ainda sem data de estreia marcada. A preparação começou seis meses antes das filmagens do primeiro, em março de 2024, em Nova Iorque, com o apoio da personal trainer Beth Lewis, conhecida por trabalhar com Hugh Jackman, diz a "Men's Health", publicação da qual foi capa.

O ator ganhou 16 quilos para interpretar Hank, um ex-jogador de basebol transformado em bartender e herói improvável. O treino intenso, que acontecia seis dias por semana, com foco nos "glúteos, quadríceps e core", segundo a profissional que o acompanhou, combinava força, funcionalidade e um plano alimentar hipercalórico, que incluía pizza e cerveja para dar realismo ao físico da personagem. Afinal, Hank tinha sido jogador durante vários anos, mas um acidente fez com que tivesse de parar de jogar.

"Queríamos que ele tivesse o físico de alguém que jogou durante anos, mas que agora carrega peso emocional e físico", explicou Berth Lewis à mesma publicação, que lhe enviava fotografias dos corpos de vários atletas da modalidade, para que este pudesse perceber até onde tinha de ir. No que diz respeito aos exercícios, Austin Butler fazia muitas elevações pélvicas, treinos de estabilidade com uma bosu ball, usava kettlebells para os braços e ainda fazia exercícios funcionais para o equilíbrio.

O esforço que o ator depositou no treino levou-o a perder vários pares de "calças da Celine", segundo brincou o próprio, depois de passar de 68 quilos, peso que refletia o nervosismo que tinha sentido durante a altura dos Óscares e das promoções para os seus projetos anteriores, para 84 quilos. Isto aconteceu tudo em apenas meio ano e, depois de terminadas as filmagens de "Apanhados a Roubar", o ator continuou num ritmo intenso, tendo, em abril, iniciado um novo plano com Roy Chan, personal trainer de atletas de alta competição.

O objetivo passava por redefinir o corpo para a capa da "Men’s Health" e preparar-se para o início das filmagens de "Enemies". O plano, que durou 14 semanas, focou-se em ganhar definição sem perder massa muscular, com treinos diários que incluíam séries longas, cargas progressivas, corrida em passadeira com inclinação, exercícios de potência, treino de mobilidade e sessões de sauna. A dieta tornou-se mais limpa, sem açúcares ou álcool, e passou a incluir proteína magra, vegetais e hidratos de carbono controlados.

Mas a transformação não foi só física. Austin Butler admitiu que o processo o ajudou a reencontrar-se consigo próprio depois de uma fase de grande alienação durante as gravações de "Elvis". O ator revelou que, após três anos imerso no papel que lhe valeu uma nomeação aos Óscares, se sentiu perdido e desconectado dos amigos, sem saber ao certo o que gostava de fazer ou em que se focar. E as diferenças dessa altura para a que vive agora são notórias.

Veja a transformação