Esta sexta-feira, 24 de fevereiro, Rúben da Cruz, DJ e ex-concorrente da última edição do "Big Brother", foi exposto pela atual mulher e mãe do filho, Filipa Falcão, no Instagram. Tudo aconteceu porque a companheira do artista descobriu mensagens no telemóvel do mesmo que denunciam uma possível traição.
"Realmente o corno é sempre o último a saber", começou por desabafar Filipa Falcão. "A todos aqueles que destroem uma família por uma noite de loucura… deviam ter vergonha", acrescentou, reprovando as atitudes do pai do filho. "Basta, Rúben da Cruz. Traíste a pessoa errada", rematou.
O que Filipa Falcão fez de seguida já sabemos. Aproveitou o facto de Rúben da Cruz estar a dormir e, depois de publicar capturas de ecrã das conversas que o artista teve com uma tal de "So Mama" na sua página de Instagram, republicou-as através do perfil do namorado, para que todos os seus seguidores ficassem ao corrente da situação.
No entanto, desde que a polémica irrompeu, houve mais uma mulher a denunciar a infidelidade do DJ: Maria Batista, uma jovem influenciadora digital do Porto, segundo a "Nova Gente". Motivada pelas partilhas de Madalena Abecasis, que acompanhou de perto o caso, comentando-o na sua página de Instagram, Maria Batista revelou que também recebeu mensagens com convites de Rúben, que ignorou. Depois, acabou mesmo por bloqueá-lo.
"Por acaso eu tenho o Rúben bloqueado por me mandar mensagem a convidar para ir para Lisboa para um hotel pago por ele. Há muito homem ridículo mesmo", comentou a criadora de conteúdos digitais, citada pela mesma publicação. Quanto ao facto de o DJ ainda não se ter pronunciado quanto ao assunto, Maria Batista comentou: "Eu acho que ela [Filipa Falcão] atirou o telemóvel dele pela janela ou trancou-o no quarto para ele não conseguir apagar os stories".
Mas estes não foram os únicos comentários a serem tecidos na Internet. Na verdade, o caso ficou viral nas redes sociais, fazendo com que toda a gente quisesse comentá-lo ou tivesse, pelo menos, vontade de acompanhar quem o fazia. E não, não estamos a falar de comentários de anónimos nas redes sociais – de Sofia Ribeiro, atriz e ex-namorada de Rúben da Cruz, a Madalena Abecasis, passando por outros humoristas, nem os famosos conseguiram esconder o que pensavam.
Sofia Ribeiro publicou um desabafo sentido
Depois de ter recebido várias mensagens dos seus seguidores, Sofia Ribeiro acabou por se pronunciar em relação ao assunto, já que esteve num relacionamento atribulado com Rúben da Cruz. O ex-casal começou a namorar em 2013 e, enquanto estiveram juntos, vieram a público várias polémicas, que envolviam alegados episódios de violência e traição, que a atriz acabou por confirmar na partilha que fez esta sexta-feira, 24, na sua página de Instagram.
Num desabafo de 14 minutos, deixou imediatamente explícito que conseguia "perceber a dor" de Filipa Falcão. "Consigo perceber o desespero dela e que ela está claramente numa fase de rutura séria e que foi levada à exaustão", começou por dizer a atriz. "A diferença entre mim e a Filipa é que eu não tenho um filho nos braços, pequenino", acrescentou.
Depois, não hesitou em dizer que lhe faltou coragem para conseguir ter uma atitude semelhante à da atual companheira do DJ. "A Filipa, para chegar a este dia, precisou de uma coragem que eu não tive. Não tive e calei, calei demasiado tempo, vários anos, por medo, por não querer escândalos, por custar-me falar do assunto, por toda a dor e sofrimento que isso me causou. Por tudo o que vivi a seguir", frisou, referindo que o relacionamento com Rúben da Cruz a deixou "seriamente doente".
Tendo em conta que Filipa Falcão acedeu ao telemóvel do parceiro sem autorização, muitas foram as críticas tecidas em relação à atitude da jovem, que invadiu a privacidade do artista. Mas Sofia Ribeiro aproveita para defendê-la, dizendo que "só cada um de nós é que sabe a dor, a dificuldade, o que nos vai na alma". E continua: "Se for preciso isto para a Filipa ter força para seguir com a sua vida, para se cuidar, para cuidar do seu lindo filho, para se agarrar às pessoas maravilhosas que tem à sua volta e que gostam dela, que a tratam bem, como ela merece, porque ninguém merece ser tratado assim".
No fim, e depois de um discurso motivacional sobre o facto de as mulheres terem de apoiar-se mutuamente, Sofia Ribeiro voltou a reiterar alguns aspetos que já havia mencionado. "Estou completamente do lado de Filipa e de todas as Filipas que vejam na forma de expor estes homens um grito de ajuda de quem não consegue sair", rematou, mandando "beijinhos" para todas as mulheres que se vejam em situações semelhantes.
Mas houve quem preferisse brincar com a situação
Madalena Abecasis aproveitou a situação para soltar a detetive que havia dentro de si. Esta sexta-feira, 24, quando a polémica irrompeu, foi das primeiras caras conhecidas a expor as suas opiniões, graças à sua "cusquice crónica" (palavras da própria, não nossas), acompanhando ao pormenor todos os desenvolvimentos que iam surgindo.
Fez papel de explicadora, tendo detalhado os contornos da traição para quem não estava a par, e de analista, com uma sondagem cujo objetivo era descobrir de que lado é que o público estava (escusado será dizer que a esmagadora maioria torceu por Filipa Falcão). Além disso, ainda foi acompanhando o crescimento dos seguidores de Rúben da Cruz ao minuto.
No meio disto tudo, teceu alguns comentários humorísticos, como já é hábito. "Uma pessoa fica a pensar: eu hoje vou agarrar no telemóvel do Nuno [o marido] e vou ver se ele tem algum contacto a dizer 'So Mama' ou 'So Pipi'", brincou, aludindo para a forma caricata como Rúben da Cruz guardou o contacto da suposta amante no telemóvel.
E ainda explicou que o nome contacto não visava ser "ordinarão" – ou seja, não se referia às mamas da mulher à descarada. "Há de ser uma Solange, uma Sofia, uma Sónia do Mama Shelter", um restaurante em Lisboa, onde o artista desempenha o papel de DJ. De seguida, deixou um aviso: "As mulheres descobrem tudo. Não se metam com a gente que a gente descobre".
Quem também aproveitou para comentar a situação foi o humorista Salvador Martinha, referindo "o lodo" a que esta traição está circunscrita. E, em jeito de ironia, foi um dos opositores ao veredito final da sondagem de Madalena Abecasis, posicionando-se no lado de quem traiu.
"Ou ficamos nas neutras, que estão mais do lado da traída e que é o mais fácil, ou dizemos a verdade", começa por dizer o humorista. E que verdade é esta? "Eu não me importava de ser a 'So Mama 2'", afirmou Salvador Martinha. "Ele é um pão", frisou, acrescentando que "as pessoas não se importavam de ser a 'So Mama' até ao infinito. 'So Mama 1', 'So Mama 2', 'So Mama 3', 'So Mama 300'". "Eu digo a verdade. Eu comia o Rúben se fosse preciso", concluiu.
Não ficando indiferente à polémica, A Pipoca Mais Doce (Ana Garcia Martins) também fez uma publicação na sua página a comentar o sucedido. A influenciadora levou a cabo uma espécie de lista de "lições de vida que podemos tirar" deste episódio.
"Se fizeram merda, nunca, mas NUNCA tirem os olhos do telemóvel por um segundo que seja", foi uma das lições que apontou. "Vão ao cocó? Levam o telemóvel. Vão dormir? Põem o telemóvel em cima de um daqueles sensores que apitam quando o bebé para de respirar, sabem?", explicou.
Depois, também aconselhou o DJ a colocar um "código bué difícil de adivinhar no telemóvel", acrescentando que o básico "1234 não é" um exemplo disso. Já para não falar de que arranjar "bons nomes de código" para os amantes também é imperativo. "Imaginem, se ele se chamar Carlos, não guardem o contacto como 'Carlos que eu mamei da boca no Urban'. Dá nas vistas. Ponham, sei lá, 'Carlos do Talho'. Assim como assim, há sempre chouriço pelo meio (agora fui brejeira, desculpem)", afirmou.
Para concluir a lista, Ana Garcia Martins deixou a lição mais importante de todas: "Não se metam em esquemas. Dá sempre merda".
O episódio até chegou ao "Jornal Nacional"
Se dúvidas houvesse em relação às proporções que esta situação tomou, estas dissiparam-se a partir do momento em que houve uma reportagem no "Jornal Nacional", na TVI, dedicada ao assunto. Até porque, mais do que um simples episódio de infidelidade, a denúncia da traição nas redes sociais lançou um debate sobre as fronteiras da esfera pública e privada.
A partilha de mensagens privadas nas redes sociais é um fenómeno recente, especialmente entre figuras públicas – Luana Piovani e Pedro Scooby são exemplos disso. E foi esse o mote que fez com que o noticiário noturno da estação de Queluz de Baixo contasse com os comentários de Susana Dias Ramos, terapeuta que também marcou presença em "A Experiência".
Segundo a especialista, nenhuma das partes fica a ganhar com a exposição destas atitudes em praça pública. "Esta é uma situação não tem retorno para a figura pública que traiu nem para a pessoa que foi traída", alerta. "Eles têm um filho em comum. Ele vai crescer e vai ter de lidar com este tipo de situação", frisa.
Questionada sobre se a infidelidade tem crescido nos últimos tempos, já que têm sido inúmeros os casos de famosos que, tal como Rúben da Cruz, são apanhados em flagrante, Susana Dias Ramos conclui: "Não acho que estejamos mais infiéis, acho que somos apanhados com mais facilidade".