Para milhares de fãs, o sonho de ver Taylor Swift ao vivo realizou-se esta sexta-feira, 24 de maio, no Estádio da Luz, em Lisboa. A digressão “The Eras Tour”, que é uma viagem às várias “eras” da cantora e que já bateu recordes de lucro para um só artista, vai ter mais um concerto em Portugal este sábado, 25.
O primeiro concerto em solo português conquistou o coração dos fãs, que dizem que o espetáculo foi “inacreditável” e “de arrepiar”, segundo a SIC Notícias. Apesar de Taylor Swift ter ficado encantada com o público português, tendo recebido uma ovação de mais de três minutos durante a atuação, também houve aspetos que não correram tão bem, como os atrasos, as longas filas, a falta de segurança e até pessoas que não puderam entrar no recinto com água e powerbanks, quando foi anunciado anteriormente que era permitido.
1. O momento que vai ficar para sempre na memória desta fã
Durante o segmento da era “Red”, Taylor Swift não deixou de lado um dos momentos mais especiais dos seus concertos. A cantora ajoelhou-se perante uma jovem fã e ofereceu-lhe o chapéu preto que tinha na cabeça. Em troca, a rapariga portuguesa deu-lhe uma pulseira da amizade, algo que os swifties (nome dado aos fãs de Taylor Swift) fizeram para trocar entre eles durante o espetáculo.
“I love you so much” (“gosto muito de ti”, em português) são umas palavras das quais, certamente, a fã não se irá esquecer nunca mais. Além disso, ainda deram um “high five” e fizeram um coração com as mãos uma à outra.
Veja o vídeo.
2. Taylor Swift ficou encantada com o público português
Taylor Swift, ao longo do primeiro concerto, percebeu o carinho dos fãs portugueses e ficou encantada com o público. “Lisboa, bem-vindos à 'Eras Tour'”, disse a cantora, em português. “Esta é a minha primeira vez em Portugal e é assim que nos recebem? (...) Quando eu saí e vi este público, vocês tiraram-me o fôlego. O meu coração bateu tão rápido, fizeram-me sentir tão sortuda. Obrigado por virem ao concerto”, agradeceu no início do espetáculo.
Depois de cantar “Champagne Problems”, a cantora recebeu uma ovação de mais de três minutos e ficou surpreendida. "Eu amo-vos. Adoro-vos tanto, tanto. Nunca na vida vou querer esquecer este momento aqui em Lisboa, Portugal", agradeceu.
Posteriormente, elogiou o público presente no Estádio da Luz. "Esta multidão é uma das mais memoráveis. (...) A partir de agora, quando estiver aqui, vou querer voltar", disse.
3. Mesmo no meio de milhares de fãs, Taylor Swift ajudou quem precisou de ajuda
No meio de milhares de fãs e após tantas horas na fila ao sol à espera que a cantora subisse ao palco, houve quem se sentisse mal. Enquanto interpretava a canção “Champagne Problems”, mais ou menos a meio do concerto desta sexta-feira, 24, Taylor Swift apercebeu-se que algo se passava.
Como tal, pediu aos seguranças do Estádio da Luz para prestarem assistência a fãs que estavam com problemas na plateia. “Ajuda, por favor. Help them, please”, apelou, tendo-o feito em português e em inglês.
4. As filas demoradas e os atrasos de quase uma hora
Apesar da abertura de portas para o primeiro de dois concertos de Taylor Swift em Portugal estar marcada para as 16 horas, ainda havia milhares de pessoas à porta do Estádio da Luz à espera de entrar várias horas depois. Além das longas filas para entrar no recinto, também houve quem se queixasse da falta de organização e de segurança.
"Nunca vi uma coisa tão mal organizada quanto o concerto da Taylor Swift. Nem polícia se vê. As filas ocupam estradas que não foram cortadas, não há um único agente no meu campo de visão. Se fosse um jogo de futebol já se levava a sério, não era?" e "muitos relatos da falta de organização na primeira noite em Lisboa. Filas enormes, pessoas passando mal, sem sinal de segurança" são alguns exemplos.
Além disso, também houve atrasos. Os Paramore, a banda que atuou na primeira parte, começou o concerto com 48 minutos de atraso, às 19h03, segundo o “Expresso”. Como tal, Taylor Swift, que deveria subir ao palco às 19h30, também se atrasou quase uma hora, começando a atuar pelas 20h17.
5. Afinal, não deixaram todos entrar com água e powerbanks
Dias antes do concerto, foi publicada uma lista com o que as pessoas podiam levar e o que era proibido entrar no Estádio da Luz, em Lisboa. Garrafas de água até 50 centilitros e powerbanks do tamanho dos telemóveis eram permitidos, já que as pessoas estariam várias horas nas filas e ao sol e o concerto tem uma duração de mais de três horas.
Contudo, alguns fãs relataram que os elementos de segurança não permitiram que toda a gente entrasse com esses objetos. Alice Trewinnard, que esteve presente no concerto, partilhou um desses testemunhos. “As pessoas dos outros setores não podem levar powerbank, só vocês mesmo. Tenho 28% [de bateria] e sou do Porto”, relatou um seguidor.
“Tenho muita malta a dizer que não conseguiu entrar com powerbank. Não sei se é pelos bilhetes que comprámos, pela hora a que viemos (14 horas). Muito chato, mas venham cedo, pronto”, escreveu a influenciadora digital.
Relativamente à água, Alice também informou que, para os fãs que vão para o “front stage”, “há água gratuita”, sendo que “os seguranças da frente dão em copos”. Contudo, “nem sempre dá para os chamar, principalmente quando há músicas a tocar”.