Depois de quase três anos sem lançar uma música - o que não quer dizer, de todo, que tenha estado fora da indústria -, April Ivy, nome artístico de Mariana Gonçalves, está de regresso. A cantora, de 26 anos, entra agora numa nova era onde o português é a chave para o cadeado da sua carreira, e onde todo o percurso que conseguiu fazer até aos dias de hoje, completando este ano 10 anos de carreira, são a força maior para continuar a dar ao seu público aquilo que ele mais quer: a sua verdade em melodia. "Ficavas Bem Melhor" é, assim, apenas o início.

April Ivy revela momento difícil após Festival da Canção. "Recebi um ódio nas redes sociais absoluto"
April Ivy revela momento difícil após Festival da Canção. "Recebi um ódio nas redes sociais absoluto"
Ver artigo

Este novo single, interpretado por April Ivy e por Deezy, promete ser um retrato sincero das relações modernas, todas elas intensas, imperfeitas e cheias de contradições, onde as duas vozes se unem para contar uma história cheia de honestidade emocional. No entanto, há uma grande diferença desta para todas as outras canções de April Ivy: nesta, a artista canta em português. "Eu sempre fiz as minhas canções autobiográficas. A questão é que eu sinto que em inglês as pessoas se distanciavam mais da letra" começou por dizer à MAGG.

"Sinto que em inglês não se presta tanta atenção ao que está escrito, e em português, sim. Desde o 'Be Ok' que eu escrevo sobre os meus sentimentos e sobre as minhas vivências, mas eu sinto que agora em português parece que estou a falar, nem sequer penso, parece que estou a contar a minha vida, e por isso traz essa proximidade. Sinto muito que agora o público liga-se a mim de maneira diferente", continuou. Desta forma, "Ficavas Bem Melhor" vem com uma energia renovada, prometendo uma nova era na vida da cantora. 

Isto porque, até 2022, April Ivy seguia uma carreira a cantar inglês, e conseguiu vários êxitos com isso mesmo - "Be Ok", "Far From Home", "Tell Me Baby" e "Broken Apologies" são apenas algumas delas. A jovem começou na indústria da música muito nova, com apenas 16 anos, destacando-se rapidamente na altura como uma das vozes emergentes. Com o tempo, ganhou consistência, distinguindo-se não só como intérprete mas também como autora, produtora e compositora, tendo inclusive escrito algumas músicas para outros artistas.

No entanto, a pausa, eventualmente, teve de chegar. Nos últimos três anos, April Ivy não lançou nenhuma música, sendo "Estavas Bem Melhor" o seu grande regresso à indústria. "Eu escrevi e gravei muita música nos últimos três anos. Ou seja, eu não parei exatamente de trabalhar, mas senti que precisava. Já lanço música desde os 16 anos, senti que precisava de parar um bocadinho para reavaliar o que é que eu gosto de fazer, que música é que eu gosto de fazer, com o que é que eu me identifico e beber um bocadinho das minhas inspirações", disse. 

Veja o videoclipe.

E porquê em português? "A verdade é que toda a gente me está a pedir há anos para eu lançar música em português, e acho que fazia todo o sentido mostrar este meu lado", começou por explicar.

"Um lado que, na verdade, sempre existiu, mas que eu simplesmente nunca trabalhei tanto. Mas consegui na mesma a sonoridade pop que eu tanto gosto", continuou. Assim, "Ficavas Bem Melhor" é o retrato de uma April Ivy mais madura e, talvez, até segura de si mesma, com uma melodia contagiante que foi mesmo pensada para fazer toda a gente mexer o esqueleto. 

A parceria com Deezy também ajudou muito a que isso acontecesse, uma vez que a artista sentia que faltava algo na canção para a tornar na música ideal. Foi Jimmy P quem os colocou em contacto, e April Ivy avançou que a química entre os dois foi instantânea. "[A música] Não estava onde eu gostava que ela estivesse, e comecei a pensar que precisava de outra presença. Foi quando o Jimmy falou do Deezy, e realmente trabalhar com ele foi a coisa mais fácil de sempre. Foi mesmo muito natural", explicou. 

Desta forma, este novo single é apenas o início de uma longa caminhada que April Ivy espera fazer na indústria da música, com o público a entender que a artista cresceu e que tem várias camadas como tantas outras pessoas. "Com esta nova fase, gostaria que as pessoas percebessem que eu cresci, que eu sou uma pessoa que tem várias camadas e que a minha música vai refletir isso mesmo. Acho que esta minha nova fase musical vai ser mesmo um reflexo da pessoa que eu sou e de todas as minhas vertentes. É uma reintrodução."

Uma reintrodução porque, no meio de êxitos e uma pausa merecida, a artista de 26 anos já completa 10 anos de carreira. No entanto, não é por já ter dois dígitos na indústria da música que vai parar por aqui. "Sinto que estou a recomeçar, no entanto estou com a maturidade que os 10 anos de carreira me deram. De forma mais estruturada e consciente daquilo que sou e quero fazer. Uma April diferente, com 26 por isso mais velha também, mas com o mesmo amor pela música", rematou April Ivy.