É um escândalo sem precedentes no seio de uma família real europeia, e que está a ameaçar a estabilidade da monarquia norueguesa. Há uma semana, Marius Borg Høiby, o filho mais velho da princesa Mette-Marit, foi detido após agredir uma jovem com quem estaria numa realção. O padrasto, o príncipe Haakon (e futuro rei da Noruega) foi o único a falar publicamente sobre o tema mas, desde então, mais ninguém da casa real se atreve a falar sobre o processo judicial que se poderá seguir.

Mas os detalhes do caso continuam a surgir.

De acordo com o tabloide norueguês "Se og Hør", a polícia terá uma gravação onde é possível ouvir Marius a ameaçar pegar fogo às roupas e aos pertences da mulher alegadamente agredida, se esta não fizer o que ele diz. Fontes anónimas dizem ao jornal que o jovem de 27 anos fez estas ameaças por telefone enquanto estava em Skaugum, a residência oficial dos príncipes da Noruega. Esta gravação terá acontecido entre a noite do incidente, que aconteceu na madrugada de domingo, 4 de agosto, e a tarde desse dia, quando Marius foi detido.

Marius Borg Høiby
Marius Borg Høiby Marius Borg Høiby

A representante legal da mulher agredida não confirmou a existência deste telefonema. No entanto, sabe-se que a jovem, que estará na casa dos 20 anos, não pediu uma ordem de restrição contra Marius nem está a ter acompanhamento médico. Está, no entanto, de baixa. O palácio real também não quis comentar a existência desta gravação, remetendo para o representante legal de Marius.

O filho mais velho da princesa Mette-Marit está acusado de agressões físicas e danos materiais, tendo as autoridades apreendido uma arma branca, que estava cravada na parede do apartamento em Oslo onde, alegadamente, terão acontecido as agressões.

Entretanto, este fim-de-semana, os príncipes da Noruega marcaram presença nos Jogos Olímpicos de Paris, tendo assistido à vitória da equipa feminina de andebol. Esta foi a primeira vez que Mette-Marit foi vista em público após o filho mais velho ter sido detido.

Marius é fruto de uma relação esporádica que Mette-Marit teve com Morten Borg. Os futuros reis da Noruega casaram-se em 2001 e têm dois filhos: Ingrid Alexandra, de 20 anos, e Sverre Magnus, de 18.

Ex-namorada revela que também foi vítima de violência doméstica

Juliane Snekkestad, ex-namorada de Marius, veio agora a público dizer que foi vítima de violência física e psicológica. Juliane e Marius namoraram durante quatro anos, entre 2018 e 2022, e chegaram a viver juntos. "Apesar de os meus familiares e amigos próximos saberem disto, escolhi ficar em silêncio. Mas para responder à questão: sim, fui vítima de violência psicológica e física pela pessoa em questão. A parte da violência psicológica foi a mais brutal para mim", escreveu a jovem na rede social Instagram, tendo depois tornado o seu perfil privado.

Marius e Juliane Snekkestad, em 2018, quando oficializaram o namoro
Marius e Juliane Snekkestad, em 2018, quando oficializaram o namoro Marius e Juliane Snekkestad, em 2018, quando oficializaram o namoro

Mostrando-se solidária com a alegada vítima, a ex-namorada do filho da princesa Mette-Marit diz que não está a falar sobre a sua situação para obter atenção mas sim para alertar para o comportamento recorrente de Marius. "Acho que as pessoas que sujeitam os outros ao trauma não entendem como isso condiciona uma pessoa. Mesmo depois de anos de ajuda profissional e apoio da minha família, noivo e amigos, nunca mais fui a mesma pessoa", conta Juliane.