Honestidade e credibilidade são, de acordo com o estudo da Marktest “Figuras Públicas e Digital Influencers 2024”, as características que os portugueses privilegiam numa celebridade para protagonizar uma campanha publicitária. As outras características também valorizadas pelos inquiridos são simpatia, sentido de humor, competência e talento.
E quem é que reúne muitas destas características? De acordo com o estudo, Manuel Luís Goucha foi o mais indicado em 5 dos 13 atributos analisados, sendo mais valorizado em maturidade e credibilidade, e também associado a características como competência, honestidade e sobriedade.
O apresentador da TVI bate Cristiano Ronaldo, a segunda figura pública portuguesa a figurar neste ranking. O capitão da Seleção Nacional, tendo em conta os atributos privilegiados pelos portugueses, bem como Manuel Luís Goucha, também foi o mais indicado em competência e em mais três atributos: prestígio, reputação e talento.
Ricardo Araújo Pereira destacou-se na característica sentido de humor, Cristina Ferreira na associação a persuasão, Sara Sampaio na associação a beleza, Diana Chaves e João Baião na simpatia, e Margarida Corceiro na juventude.