O episódio aconteceu esta segunda-feira, 17 de junho, em Leipzig, na Alemanha. Nuno Pereira, um dos jornalistas da SIC que está a acompanhar o Euro 2024, estava a fazer reportagem em direto da chegada do autocarro da Seleção Nacional ao estádio quando se vê rodeado por um grupo de jovens. Nas imagens, é possível ver o jornalista virar-se para trás e dar um pontapé para atingir os jovens.
Depois, novamente em direto, o jornalista diz que "está tudo bem". "É o normal que tem acontecido com a Seleção Nacional também em Marienfeld. Vários jovens de origem árabe que andam no meio das multidões para arranjar confusão e foi o que aconteceu. E tudo acabou bem. Eles acabaram por desaparecer e levaram um presente português", disse o jornalista, não esclarecendo a que tipo de "presente" se referia. A designação "jovens de origem árabe" foi motivo de crítica nas redes sociais.
Apesar de, em direto, Nuno Pereira aparentar estar bem, pouco tempo mais tarde a SIC emite um comunicado, dizendo que o jornalista "foi agredido" e que tem "um ombro deslocado". "Esta tarde, o jornalista da SIC Nuno Pereira, um dos enviados ao Euro 2024, foi agredido, quando um grupo de adeptos o empurrou – durante um direto – contra um poste (um mastro de uma bandeira), tendo deslocado um ombro. A polícia alemã estava no local e identificou os agressores da equipa de jornalistas da SIC", pode ler-se.
"O jornalista Nuno Pereira foi, de seguida, levado de ambulância para o hospital University Hospital Leipzig, para ser visto pelos médicos. Foi confirmado que tinha um ombro deslocado, devendo, segundo a primeira avaliação dos médicos, ser operado ao ombro, estando esta decisão ainda dependente de exames médicos. O repórter de imagem da SIC, Paulo Cepa, ficou no local com a polícia para prestar mais informações sobre o sucedido", adianta ainda o canal de Paço de Arcos.
"A SIC lamenta profundamente que exista alguma insinuação sobre algum comportamento agressivo ou violento por parte de jornalistas da SIC, quando o que aconteceu foi exatamente o contrário, ainda por cima com consequências graves para quem se encontrava a fazer o seu trabalho", conclui o comunicado da SIC.
Esta terça-feira, 18 de junho, dia do Portugal-Chéquia, Nuno Pereira já voltou a estar em direto na antena da SIC, embora com o ombro aparentemente imobilizado.