Michael Mosley, conhecido apresentador e guru de saúde e bem-estar, desapareceu na passada quarta-feira, 5 de junho, durante umas férias na ilha grega de Symi com a mulher e um casal amigo. Segundo a Sky News, as equipas de buscas estão numa "corrida contra o tempo". Não só devido às altas temperaturas que se fazem sentir naquela região (uma média de 40ºC) mas também devido à zona onde se pensa que Mosley tenha desaparecido: montanhosa e infestada de répteis.

A última imagem de Michael Mosley, captada por câmaras de videovigilância
A última imagem de Michael Mosley, captada por câmaras de videovigilância

O alerta do desaparecimento foi dado pela mulher do apresentador da BBC, Clare Mosley, na passada quarta-feira, depois de este iniciar uma caminhada sozinho desde a praia onde se encontrava até ao centro da ilha. O último avistamento de Mosley, de 67 anos, foi captado através de câmaras de videovigilância. As imagens, captadas a 1,2 quilómetros do local de onde saiu inicialmente, mostram o médico a passar por uma vila piscatória e, depois, a entrar no trilho montanhoso em direção ao interior. 

Helicópteros, drones e mergulhadores estão envolvidos nesta operação de busca, e o presidente da autarquia local, citado pela Sky News, garantiu que os esforços não vão parar até que Mosley seja encontrado. No entanto, Eleftherios Papakaloudoukas reconhece ser difícil que alguém consiga sobreviver às altas temperaturas que se faziam sentir nesse dia.

Michael Mosley é um dos rostos mais familiares da TV britânica, sendo presença assídua no pequeno ecrã e na rádio. Estudou economia, trabalhou na banca mas depois decidiu tirar formação em medicina. Formou-se como psiquiatra mas acabou por enveredar por uma área completamente diferente, iniciando a carreira na TV como produtor na BBC. Ao longo de mais de duas décadas, tem apresentado e participado em formatos de saúde e bem-estar, sendo um defensor do jejum intermitente, da dieta cetogénica e de um regime de baixo consumo de hidratos de carbono. É o mentor da dieta "The Fast 800", um regime de consumo de 800 calorias por dia que foi amplamente criticado. É casado com a médica de clínica geral Clare Bailey, com quem tem quatro filhos.