O filho de Elon Musk foi o protagonista de momentos hilariantes na Casa Branca. Durante uma reunião entre o pai e Donald Trump, X Æ A-Xii, que tem apenas 4 anos, mostrou-se alheio à formalidade do encontro, que aconteceu esta terça-feira, 11 de fevereiro, e acabou por roubar as atenções com o seu comportamento espontâneo.

Enquanto o atual presidente dos Estados Unidos e o multimilionário discutiam ideais na Sala Oval, a criança parecia mais preocupada em encontrar formas de se entreter, que foram de meter o dedo no nariz a fazer caretas, passando por sentar-se no chão, puxar a orelha do pai e até parece ter mandado o chefe de Estado calar-se. Os vídeos desta interação ficaram virais no X (antigo Twitter).

X Æ A-Xii é fruto do antigo relacionamento entre o magnata e a cantora canadiana Grimes. Em 2018, a dupla anunciou que estava a namorar e, dois anos depois, anunciaram o nascimento do primeiro filho, cujo nome causou alguma estranheza nas redes sociais e foi posteriormente ajustado para cumprir as leis de nomenclatura da Califórnia.

No entanto, apesar de o menino estar nas bocas do mundo – especialmente tendo em conta que Grimes, aparentemente, nem sabia que este iria visitar a Casa Branca, segundo se lê na "People", que acrescentou que a cantora reclamou da exposição a que a criança foi submetida no rescaldo deste episódio –, sabia que não é o único filho do multimilionário?

É verdade: Elon Musk não é apenas a mente super genial por trás de empresas milionárias, como a Tesla e a SpaceX, ou homem mais rico do mundo. É também o autor de uma família numerosa. Ao todo, nestes 53 anos de vida, teve 12 filhos. Todos são fruto de três das suas ex-relações, e há dois que nasceram via barriga de aluguer, diz a "Florida Today".

elon musk e justine wilson
elon musk e justine wilson créditos: X

Comecemos pelo início. O primeiro filho de Musk nasceu do casamento com Justine Wilson, escritora canadiana com quem esteve casado entre 2000 e 2008. Em 2002, tiveram Nevada Alexander Musk, que morreu com apenas 10 semanas de vida, devido à Síndrome da Morte Súbita Infantil, que resulta na morte repentina de um bebé saudável, geralmente durante o sono, sem sinais de sofrimento ou de doença anterior.

Depois dessa tragédia, a dupla recorreu à fertilização in vitro e, em 2004, teve gémeos: Griffin Musk e Vivian Jenna Wilson (nascida Xavier Musk), atualmente com 20 anos. Vivian Musk é das filhas mais conhecidas do magnata, visto que, aos 16 anos, assumiu que era transgénero e, dois anos depois, pediu para mudar o nome em tribunal, visto que o pai, com quem cortou relações, não aprovava a sua identidade.

Em novembro de 2024, a filha de Musk deu a sua primeira entrevista pública, na qual dizia que o pai a pressionou, desde sempre, a ser mais masculina e criticou-a pela sua feminilidade. Como resposta, o milionário, no X, disse que não apoia a identidade da filha e chegou a referir que a perdeu para o "vírus da mente woke", em referência às políticas de esquerda, e que a filha "nasceu gay e ligeiramente autista".

Em 2006, juntaram-se mais três filhos aos gémeos que a dupla já tinha, também eles fruto de fertilização in vitro. Falamos de Kai, Saxon e Damian Musk, que são trigémeos e têm, atualmente, 19 anos – e, tal como Griffin, vivem longe dos holofotes e não há grandes informações sobre a relação que mantêm com o pai. A mais mediática é Vivian Musk, por todas as vezes que já se insurgiu contra o mesmo, e vive com a mãe.

O que é certo é que, em 2008, Justine e Elon Musk divorciaram-se, com a escritora a afirmar que o magnata afirmava ser o "alfa" da relação, tendo-se sentido anulada durante todos aqueles anos, de acordo com a "Marie Claire". "Mal me reconhecia. Tinha-me transformado numa trophy wife [termo utilizado para descrever uma mulher atraente casada com um homem que a exibe como um troféu] – e era péssima nisso", disse, citada pela publicação.

Pelo meio, o magnata foi casado com a atriz britânica Talulah Riley, de quem se separou em 2016 e de quem não tem filhos. Dois anos depois do divórcio, oficializou a relação com a cantora canadiana Grimes, tendo o casal, em 2020, dado as boas-vindas ao primeiro filho em conjunto, X Æ A-Xii Musk, mais conhecido como X, atualmente com 4 anos.

X, Grimes e Elon
X, Grimes e Elon Grimes, Elon e X créditos: X

A este seguiu-se Exa Dark Sideræl Musk, mais conhecida como Y, a primeira filha do empresário por via de barriga de aluguer, atualmente com 3 anos. Isto porque, conforme a ex-companheira confirmou em entrevista à "Vanity Fair", em 2022, tinha tido bastantes complicações no âmbito da primeira gravidez, mas não queria abdicar de ter mais filhos por causa disso. Assim, repetiram o processo e, nesse mesmo ano, chegou Techno Mechanicus, hoje com 2 anos.

Apesar de terem três filhos em conjunto, a relação de Elon Musk e Grimes tem sido tudo menos convencional. Em 2022, ainda não tinha a cantora o último filho nos braços, e dizia que não havia "uma palavra certa" para dizer se estava com o milionário ou não. "Provavelmente referir-me-ia a ele como meu namorado, mas somos muito fluidos", afirmou, citada pela "Vanity Fair".

"Vivemos em casas separadas. Somos os melhores amigos. Vemo-nos a toda a hora... Temos as nossas próprias coisas a acontecer e não espero que as outras pessoas percebam isso", acrescentou, dizendo que estava "melhor que nunca". No entanto, a relação azedou e chegaram a ir a tribunal para decidir com quem ficaria a guarda dos filhos, algo que só acabou em novembro de 2024, diz a "Business Insider".

elon e shivon
elon e shivon Elon Musk e Shivon Zilis créditos: X

Ainda antes do nascimento de Tau, Musk teve mais dois filhos com Shivon Zilis, executiva da Neuralink, empresa da qual é cofundador. Em novembro de 2021, nasceram os gémeos Strider e Azure Musk, também de fertilização in vitro. A relação entre Musk e Zilis nunca foi assumidamente romântica, e os filhos nasceram numa altura em que o empresário ainda estaria com Grimes.

Em junho de 2024, mesmo nunca tendo sido confirmado que os dois estavam num relacionamento, soube-se que a dupla voltou a ter mais um filho, de acordo com a "E! News". No entanto, a data de nascimento exata, assim como o nome e o sexo do bebé, ainda não são conhecidos – embora a mãe do empresário tenha publicado, em novembro de 2024, fotografias do suposto casal de mãos dadas com duas crianças.

A abordagem de Elon Musk à paternidade não é propriamente estranha, tendo em conta que, no X, já disse várias vezes que está a "fazer o melhor" que consegue para "encorajar" as pessoas a terem "três ou mais filhos, idealmente". Isto porque, aparentemente, está bastante preocupado com a queda da natalidade em vários países – ou o "colapso populacional", como lhe chama.

Além disso, segundo o "The New York Post", o magnata adquiriu um complexo de mansões em Austin, Texas, com o objetivo de reunir os seus 11 filhos e duas das três mães deles, criando um ambiente familiar próximo. Este resulta de um investimento de 35 milhões de dólares (mais de 33 milhões de euros) e inclui uma mansão de mais de 14 mil metros quadrados que se assemelha a uma villa toscana e uma casa com seis quartos.