"Nunca me senti tão feliz na vida". Foi com esta legenda que Catarina Gouveia partilhou o nascimento da primeira filha nas redes sociais. Fê-lo um dia depois do parto, esta sexta-feira, 27 de maio, no entanto ainda este domingo, 29, dois dias depois, o nome da influenciadora digital continua a integrar os assuntos mais comentados da rede social Twitter.
"Deixei de seguir a Catarina Gouveia (...) no Instagram dela é sempre tudo perfeito, demasiado", "vocês já viram, uma pessoa acaba de ter um parto, e a preocupação é 'ajeitar' o quarto, o cabelo e a cara para uma foto ficar 'perfeita'?" ou "não me digam que nos hospitais agora está incluído este pacote de maquilhagem, ondulações de cabelo e sessão fotográfica", são apenas alguns dos comentários que abordam a aparência da influenciadora de 34 anos na imagem em causa.
Na fotografia, Catarina Gouveia surge com a bebé ao colo, ao lado do marido, Pedro de Melo Guerra, com quem se casou a 10 de outubro de 2020. No entanto, as críticas focam-se apenas na alegada perfeição da apresentadora, que se apresenta sorridente, maquilhada e de cabelo arranjado.
Para alguns internautas, a publicação da recém-mamã retrata uma "realidade paralela", com potencial para provocar repercurssões negativas em futuras mulheres. "Talvez ela [Catarina Gouveia] não saiba a quantidade da mulheres que se vão sentir na merda quando estiverem na maternidade", lê-se numa das publicações.
Catarina Gouveia ainda reagiu publicamente à situação, no entanto foram vários os utilizadores das redes sociais Twitter e Instagram que se insurgiram em defesa da influenciadora digital.
"Porquê dizer que a foto da Catarina Gouveia é 'irreal'? Ela é real, a bebé é real e o parto foi real. Lá porque não corresponde à verdade da maior parte das mulheres, não significa que esta não seja a realidade da Catarina. E há que respeitar isso", escreveu uma internauta.
"Os que estão a criticar a Catarina Gouveia por publicar uma foto bonita depois do parto são os mesmos que tanto criticaram a Sandra Silva por partilhar tudo tão realista", lê-se numa outra publicação, que faz referência ao conteúdo partilhado pela influenciadora digital Sandra Silva, que documentou o parto na sua conta de Instagram, com recurso a textos descritivos e várias fotografias do processo.
À data, Sandra Silva foi igualmente alvo de severas críticas, mas pelo motivo oposto ao de Catarina Gouveia. A influenciadora foi acusada de partilhar conteúdo "demasiado explícito" ou "nojento", como alguns utilizadores etiquetaram em partilhas nos stories ou em publicações no Twitter.
Os comentários negativos surgiram a partir do momento que a primeira fotografia deste teor foi publicada, mas intensificaram-se quando Sandra Silva partilhou um carrossel de imagens com o momento em que o bebé, Vasco, é retirado da barriga da mãe, através de uma cesariana.