É a primeira aparição pública dos duques de Sussex no Reino Unido depois do Jubileu de Platina da rainha Isabel II, que aconteceu em maio deste ano. O casal chegou ao país natal de Harry no dia 3 de setembro, sábado, para participar na conferência One Young World, em Manchester, mas a tensão com o ministério do Interior continua.
Ao "Daily Mail", um porta-voz da polícia de Manchester contou que os duques foram forçados a usar pelo menos duas empresas de segurança privada e equipas de cães para formar um “anel de aço” ao redor de Bridgewater Wall.
O anúncio deste recurso a empresas privadas vem no seguimento da batalha legal entre o príncipe Harry e o ministério do Interior britânico. Antes de viajarem em setembro para território britânico, Meghan e Harry pediram proteção policial no país, mas o Ministério do Interior voltou a recusar o pedido dos duques, acrescentando que as autoridades britânicas não são “armas de aluguer”. A decisão vem no decurso do afastamento dos deveres reais do casal e a mudança da família para a Califórnia, nos Estados Unidos.
Relembre-se que Harry está a processar o ministério do Interior britânico pela remoção dos seus guarda-costas de proteção policial, uma vez que considera "injusto" e coloca a “sua família em risco”. De acordo com o "The Sun", o duque processou o ministério pela primeira vez em 2020 — o primeiro membro da família real a processar o governo. A batalha legal custou cerca de cerca de 10 milhões de euros ao ministério britânico e continua em andamento.
O aparato de segurança dos duques de Sussex também vem após o príncipe Harry ter sido perseguido por um fotógrafo após a entrega de um prémio de caridade infantil, em 2021. Harry e Meghan Markle estarão esta segunda-feira, 5, em Manchester numa conferência que reúne vários jovens ativistas e projetos de relevo, e onde a duquesa de Sussex irá fazer o discurso de abertura do evento.
Os duques de Sussex estão numa viagem pelo Reino Unido e também pela Alemanha para apoiar várias causas “próximas dos seus corações”, já fizeram saber.