O protocolo do palácio de Buckingham colocou lado a lado Juan Carlos, Sofia, Letizia e Felipe, ignorando a tensão e o mal estar que existe entre os dois casais e causando uma mini crise diplomática em Espanha. Os reis eméritos e os atuais reis de Espanha foram sentados lado a lado na abadia de Westminster, nas cerimónias fúnebres da rainha Isabel II. O encontro entre os dois casais não acontecia, pelo menos publicamente, desde 29 de janeiro de 2020, aquando o funeral da infanta Pilar, irmã do rei emérito.

E como se não bastasse esse embaraço, neste vídeo é possível ver o monarca emérito a comentar algo com a mulher e a rir-se, sendo logo fulminado com um olhar furioso de Letizia. É possível também ver o ar desconfortável do rei Felipe VI.

Esta viagem a Londres marca também o reencontro entre o rei Juan Carlos e a mulher, a rainha Sofia. Os reis eméritos são um casal apenas no papel, uma vez que fazem vidas separadas há vários anos. Juan Carlos vive nos Emirados Árabes Unidos desde agosto de 2020, tendo apenas regressado a Espanha em maio passado, para assistir a uma regata na Galiza.

Os reis eméritos, Sofia e Juan Carlos, à chegada à receção oferecida pelo rei Carlos III, no domingo, 18 de setembro
Os reis eméritos, Sofia e Juan Carlos, à chegada à receção oferecida pelo rei Carlos III, no domingo, 18 de setembro créditos: DR

A casa real espanhola só teve conhecimento deste reencontro quando ele estava a acontecer em direto, e perante milhões de telespectadores. Citado pelo "El Pais", o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, que também integrou a comitiva, explicou o que aconteceu. "A representação de Espanha hoje aqui em Londres é feita pelo chefe de Estado, que é Felipe VI, juntamente com a rainha, acompanhados por mim enquanto membro do governo", esclareceu José Manuel Albares. O ministro salientou ainda que o convite aos reis eméritos foi feito "a título pessoal" e que os "papéis estão bem definidos". O rei Juan Carlos, de 84 anos, partilha laços de sangue com a rainha Isabel II, uma vez que são ambos trinetos da rainha Vitória. Curiosamente, também o são os respetivos cônjuges, a rainha Sofia e o príncipe Filipe, que morreu em abril de 2021.

O rei Juan Carlos afastou-se do país depois de de vários anos de escândalos e investigações sobre alegadas contas em paraísos fiscais. Juan Carlos abdicou do trono em 2014, dando lugar ao filho Felipe. Uma decisão precipitada por uma série de acontecimentos que envergonharam a coroa espanhola, como uma luxuosa caçada ao elefante no Botswana, em 2012, organizada pela alegada amante do rei, Corinna Larsen, quando o país atravessava uma grave crise financeira.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.