Após todas as notícias darem conta de que Juan Carlos, de 82 anos, iria viver para Cascais, a casa real espanhola confirmou, esta segunda-feira, 17 de agosto, que o rei emérito está a residir nos Emirados Árabes Unidos desde o dia 3 de agosto e que ali permaneceu até então. O anúncio foi feito a pedido do próprio rei Juan Carlos, para que se soubesse do seu paradeiro.
No passado dia 3 de agosto, Juan Carlos terá voado desde Vigo, Espanha, rumo a Abu Dhabi. "O Rei Don Juan Carlos informou a Casa de Sua Majestade, o Rei, que comunique que no passado dia 3 do presente mês de agosto se deslocou para os Emirados Árabes Unidos, onde permanece atualmente", pode ler-se no comunicado.
Juan Carlos é suspeito de ter recebido do rei da Arábia Saudita uma comissão de 89 milhões de euros para facilitar o contrato de construção do AVE, o comboio de alta velocidade que une as cidades de Medina e Meca, na Arábia Saudita.
O negócio, iniciado em 2008, tinha em vista uma transação que terá chegado ao rei, através de testas-de-ferro e de contas offshore, quando ainda era chefe de Estado. O caso começou a ser investigado na Suíça e não em Espanha, devido à imunidade que o rei tem em relação à justiça. Assim, constitucionalmente, o monarca não está sujeito a responsabilidade penal pelos seus atos, não pode ser julgado nem condenado.
O rei emérito Juan Carlos deixou Espanha após várias semanas de fugas de informação sobre os seus negócios escondidos na Suíça, que, para já, ainda não está a ser investigado. Mas as autoridades suíças já disseram que pode vir a ser investigado em breve, embora a lei exija que apenas o departamento fiscal do Supremo Tribunal possa assumir o caso.