"Homens, façam-se homens… Já dizia o meu pai: 'o homem sustenta a casa, a mulher acrescenta…' E a Bíblia diz o mesmo". Esta foi uma das frases partilhadas por Liliana Aguiar. A modelo, empresária e apresentadora recorreu ao Instagram, esta quarta-feira, 22 de junho, para publicar um vídeo no qual tece considerações quanto ao papel do homem e o da mulher.

Liliana Aguiar defende a visão explícita na Bíblia quanto à que deve ser, de acordo com o livro religioso, a intervenção de cada género. No vídeo, dirige-se às mulheres e aborda as diferenças salariais entre um casal, defendendo que é o homem quem tem a "obrigação" de suportar as "contas da casa".

Liliana Aguiar leva os filhos à praia e é arrasada nas redes sociais
Liliana Aguiar leva os filhos à praia e é arrasada nas redes sociais
Ver artigo

"Hey, amiga, tu aí, mulher. Estás em casa e tens algum homem que, de certa forma, te humilha, ou até maltrata, ou até está constantemente a dizer que 'ganhas pouco, tens que ir trabalhar' ou 'tens que trabalhar mais, porque o dinheiro não chega', não penses que és tu que tens que ir trabalhar ou ganhar mais", começa por dizer.

"A mulher apenas acrescenta valor à casa. Mas a obrigação dele é pagar as contas"

De seguida, aconselha, diretamente para a câmara: "Tens mesmo que lhe dizer que ele é que tem que ir trabalhar mais e ganhar mais. A obrigação do homem é pagar as contas da casa. A mulher apenas acrescenta valor à casa. Mas a obrigação dele é pagar as contas".

"Por isso, não te sintas mal. Não deixes que te humilhe, ou então pensa assim: ele só te diz isso porque ele próprio sente que não é capaz. A Bíblia está muito bem escrita e lá explica tudo muito certinho. Beijinhos e tão te deixes levar por esses comentários", termina.

A apresentadora portuense publicou o vídeo em questão esta quarta-feira. Porém, os comentários do mesmo já se encontram desativados. "O problema não é teu... ok! Nós acrescentamos, não temos obrigação", realça na descrição do formato. De seguida, gravou vídeos com um dos filhos, abordando o tópico.

"É dos dois", diz Salvador, de 5 anos. "Mas qual é a responsabilidade do homem? É mais do homem ou da mulher pagar as coisas?", pergunta ao menino. "Do homem", acaba por responder a criança. A próxima publicação nas histórias do Instagram foi uma fotografia dos excertos da Bíblia que apoiam a perspetiva que defende.

"O homem é a pessoa que deve trazer o sustento à casa. Mas, por favor, igualdade?"

Depois de receber algum feedback da comunidade internauta, a empresária de 42 anos gravou mais vídeos para a história. "Eu já ouvi muita coisa, mas ouvir dizer que nós, mulheres, lutamos pela igualdade e, por isso, temos que também pagar as contas da casa ou dividir contas... Pois eu acho exatamente o contrário", esclarece.

"Acho que nós devemos trabalhar, é verdade, devemos participar nas contas da casa. Agora, se ganhares menos que o homem, não te sintas mal por isso. Afinal, um casamento não é uma guerra e, se ganhares mais do que ele, ele também não se sinta mal por isso", continua.

A apresentadora concluiu: "Ou, se calhar, sente-se, porque a educação que nós tivemos dos nossos pais é realmente: o homem é a pessoa que deve trazer o sustento à casa. Mas, por favor, igualdade? Acham que uma mulher que ganhe menos que um homem tem que sofrer por isso ou ser humilhada? Não concordo".

Esta quinta-feira, 23 de junho, tocou novamente no assunto, dirigindo-se "aos parasitas" e esclarecendo que não disse "que a mulher estava a coçar a micose e que o homem é que trabalhava". Em vez disso, frisa que a mulher deve sim contribuir com dinheiro, mas, quando este "não chega", é o homem quem tem de ir procurar mais trabalho "e a mulher fica em casa a cuidar dos filhos". "Deixem-me ser louca, desvairada", apelou.

A comediante Mónica Vale de Gato já utilizou a mesma rede social para brincar com as declarações de Liliana Aguiar. "Acabei de marcar uma massagem. Ia trabalhar, mas pensei 'não, vou marcar uma massagem, porque eu, no fundo, só estou cá em casa para ajudar'. Quem está aqui para pagar as contas é o Alexandre. Portanto, o Alexandre fica a trabalhar e eu vou fazer uma massagem, bem plena da vida", disse, em vídeo, nas histórias, em tom de ironia.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.