Não é propriamente uma daquelas surpresas que deixe qualquer um de boca aberta, mas Madonna assumiu este domingo, 9 de outubro, que é gay, num vídeo partilhado na sua conta de TikTok. Nos últimos dois meses, a cantora já vinha dando indicações nesse sentido, mas agora parece que quis mesmo acabar com as dúvidas.

Desde que começou a carreira que Madonna é conhecida por sexualizar os seus conteúdos, sobretudo videoclips, em que mostrou uma grande abertura para a bissexualidade. Logo em 1991, numa entrevista, Madonna disse: "Penso que toda a gente tem uma natureza bissexual. Essa é a minha teoria. Posso estar enganada".

Por diversas vezes apareceu a beijar homens e também mulheres de forma mais ou menos indiscriminada, elevando muito mais a sensualidade e a sexualidade do que propriamente a orientação sexual. Ficou famoso, por exemplo, o beijo na boca a Britney Spears e Christina Aguilera, em 2003, na entrega dos MTV Music Awards. Mas a verdade é que desde que fez 64 anos, a 16 de agosto, que a cantora norte-americana tem vindo a mostrar-se muito mais aberta a relações com outras mulheres. Logo no dia do aniversário, partilhou duas fotos na sua conta de Instagram a beijar na boca duas mulheres, em Itália.

Madonna a beijar duas mulheres diferentes em fotos partilhadas no dia do 64.º aniversário
Madonna a beijar duas mulheres diferentes em fotos partilhadas no dia do 64.º aniversário

Em setembro deste ano, 2022, Madonna gravou um videoclip com a rapper e criadora de video eróticos Tokisha, da República Dominicana, que por diversas vezes aparecem em movimentos sexuais e a beijar-se na boca. Madonna partilhou mesmo essas cenas nas duas redes sociais. Já depois de o videoclip ter sido libertado no YouTube, as duas cantoras foram vistas juntas em público, em festas, e sempre num clima muito erótico.

Agora, este domingo, Madonna criou um vídeo na sua casa de banho, assumindo a orientação sexual. Neste desafio da plataforma TikTok, Madonna tem de tentar acertar com umas cuecas cor de rosa num balde do lixo. Diz a legenda que aparece na imagem "Se falhar sou gay". E Madonna atira as cuecas. E falha, propositadamente. E dá a resposta: "Falhei, sou gay".

Não é totalmente claro se o vídeo é só uma brincadeira, mas tendo em conta a sequência de factos, e o histórico de Madonna, é algo que não surpreende ninguém. Madonna nunca assumiu publicamente um relacionamento com uma mulher e já foi casada e teve relacionamentos com vários homens, como Sean Penn, Vanilla Ice, Dennis Rodman, Carlos Leon, Guy Ritchie, Jesus Luz, Brahim Zaibat ou Ahlamalik Williams.

Os seguidores de Madonna no TikTok é que fizeram questão de reforçar a mensagem do vídeo, que conta já com perto de 11 milhões de visualizações. "A sair do armário aos 64?", perguntou um. "Acabei de ver a Madonna a sair do armário. Bom para ela", "Será este um momento histórico?", "A Madonna tem sido bissexual durante décadas", podia ler-se nos comentários.