Sem sotaque francês e menos agitado do que habitualmente, Manuel Marques despiu a personagem de Fernando em "Festa é Festa" e sentou-se junto ao apresentador Manuel Luís Goucha para falar sobre a carreira, em especial sobre a nova novela da TVI, formato que é uma estreia para o ator.

"Esta é a minha primeira novela mesmo", disse no programa "Conta-me" deste sábado, 8 de maio. Recordou pequenos papéis, como a série "Chiquititas", na SIC, mas considera que esta é a sua primeira experiência em novelas e que tem sido uma aprendizagem.

"Eu gosto muito de aprender e na profissão de ator, temos vários registos. No teatro é uma coisa, no cinema é outra", disse, reconhecendo que o formato que agarrou recentemente também "é diferente". "No outro dia, estava a fazer uma cena e eu tinha de reagir a uma fala que vem lá do fundo. E eu reagi logo. E o assistente de realização disse 'não, a câmara tem de chegar a ti'. E eu 'ah, ok'", contou sobre um dos desafios do novo projeto em que, ao contrário do teatro, as reações não podem ser no imediato.

Apesar de nunca ter feito novelas, o humor que tem vindo a marcar a carreira de Manuel Marques mantém-se presente e faz parte da personagem Fernando, bem como do conceito de "Festa é Festa". "É um registo de humor. O humor vem do texto. Não estamos propriamente a fazer bonecos", refere o ator, acrescentando que o objetivo do novo formato da TVI é que o público acredite nas personagens.

Pedro Alves e a estreia nas novelas aos 46 anos. "Não conhecia ninguém. Eu aterrei ali de paraquedas"
Pedro Alves e a estreia nas novelas aos 46 anos. "Não conhecia ninguém. Eu aterrei ali de paraquedas"
Ver artigo

Sobre a experiência, Manuel Marques refere que está "a amar" e deseja até no futuro fazer parte de outras novelas, apenas com uma condição — a mesma com que entrou para a novela da TVI. "Sem deixar o humor, claro. Aliás, foi uma das premissas. Continuar a fazer o Herman e fazer a novela", revelou, referindo-se às personagens a que dá vida nos sketchs de Herman José para o programa "Cá Por Casa", na RTP1.

"Sou de todos os canais. Mas é tão bom", continuou o ator. "Isso é a liberdade do ator, poder pertencer a todos", rematou. 

A novela "Festa é Festa" estreou a 26 de abril e é transmitida de segunda a sexta-feira, após o "Jornal das 8". Do elenco fazem parte Ana Guimar, Pedro Teixeira, Pedro Alves e José Carlos Pereira.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.