Marina Machete, 28 anos, foi coroada Miss Portugal a 5 de outubro e vai concorrer este sábado, 18 de novembro, na 72ª edição do concurso Miss Universo em El Salvador, na América Central, estando em competição 90 mulheres. A MAGG reuniu 20 fotografias arrasadoras da modelo da vila de Palmela, em Setúbal.
Marina foi a primeira mulher transgénero a competir e vencer o título de Miss Portugal e é a terceira a participar no concurso internacional de beleza feminina, depois da espanhola Angela Ponce o ter feito em 2018 e Valeria Kollé, dos Países Baixos, que também irá competir este ano.
Durante a escola Marina sofria de bullying por ser uma mulher transgénero e, depois de ter sido coroada Miss Portugal, também foi criticada por muitos. Miguel Sousa Tavares, no seu habitual espaço de comentário da TVI, moderado por José Alberto Carvalho, afirmou que a modelo não é “mulher, mulher” e que “as mulheres saíram maltratadas deste concurso”. Mais tarde, disse não achar “legítimo que um transexual concorra a um concurso de beleza feminino”.
Marina considera esta aventura “um sonho tornado realidade” e uma “oportunidade de partilhar” a sua história e “representar a diversidade e a força inabalável” que as mulheres têm. Como tal, pretende “continuar a inspirar a mudança” que quer “ver no mundo”, segundo afirmou no Instagram. Portugal, recorde-se, nunca ganhou nenhum título na competição Miss Universo.