Morreu a atriz e manequim Ana Afonso, 47 anos, que ficou conhecida por integrar o elenco de “O Teu Olhar”, “Maré Alta” e participar no reality show “Quinta das Celebridades”, em 2004, na TVI, onde se envolveu com o concorrente brasileiro André Frota. A notícia foi avançada por Marta Pereira, relações públicas, e pelo irmão, Sérgio Afonso, e a causa da morte ainda não é conhecida.

“Esta foi a última 'montanha' que conquistámos juntos, mana. Agora só me resta escalar todas as outras quando quiser estar mais perto de ti”, escreveu Sérgio Afonso nos stories do Instagram, juntamente com um vídeo da atriz de costas.

Família morta a tiro durante viagem para comemorar aniversário da mãe. Estiveram desaparecidos 4 dias
Família morta a tiro durante viagem para comemorar aniversário da mãe. Estiveram desaparecidos 4 dias
Ver artigo

A vida de Ana Afonso foi marcada por vários dramas, nomeadamente o facto de ter perdido a custódia dos dois filhos mais novos, Alice e Diogo, fruto do casamento com Rodrigo Brito, devido aos problemas com álcool e violência doméstica. Além disso, a atriz nunca soube lidar com a doença do filho Diogo, que sofre de autismo severo, tendo sido institucionalizado em 2021 por decisão dos pais.

Em março de 2023, Ana Afonso deu uma entrevista no programa “Júlia”, na SIC, que será recordada na tarde desta quinta-feira, 4 de janeiro, onde falou sobre os problemas com o consumo de álcool, que surgiram devido a uma relação abusiva e à descoberta da doença do filho.

Em 2015, a atriz decidiu ir para uma comunidade terapêutica para se tratar, tendo lá ficado durante seis meses. Em 2018, foi acusada pelo ex-marido de ter entregado os filhos ao Estado. Contudo, Ana Afonso esclareceu que teve uma recaída quando se viu sozinha com as crianças e que decidiu pedir ajuda à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), que entregaram os filhos ao pai. Ana Afonso tinha ainda outra filha, Beatriz, fruto da relação com o cantor João Melo.