A atriz norte-americana Frances Sternhagen, a versátil atriz que passou meio século na Broadway e interpretou Bunny MacDougal na série “Sexo e a Cidade”, morreu aos 93 anos na segunda-feira, 27 de novembro, na sua casa em New Rochelle, Nova Iorque. A morte foi, de acordo com o jornal “The Hollywood Reporter”, de causas naturais.

A sequela de "O Sexo e a Cidade" voltou. Falámos com o elenco para saber a que se deve o sucesso do franchise
A sequela de "O Sexo e a Cidade" voltou. Falámos com o elenco para saber a que se deve o sucesso do franchise
Ver artigo

Quem o confirmou foi o seu filho, John Caril, através de uma publicação no Instagram. “Frannie. Mãe. Frances Sternhagen”, começou por dizer. “Na noite de segunda-feira, 27 de novembro, ela morreu pacificamente na sua casa, a um mês e meio do seu 94.º aniversário. Em breve publicarei mais, mas, por enquanto, só quero agradecer pelo presente que foi a notável artista e ser humano Frances Sternhagen. Ela era amada por muitos. Tenho muita sorte de poder chamá-la de mãe, amiga, companheira de música e dança”, disse John Caril.

O filho confirma também que conseguiu dizer à mãe que a amava na segunda-feira, antes de ela morrer. “Estivemos juntos na semana passada, e falámos na segunda-feira à tarde. Dissemos o quanto nos amávamos e o quanto sentíamos a falta um do outro. Estava prestes a embarcar num avião para Londres quando recebi as notícias, e estou aqui agora. Pronto para tocar algumas novas músicas (uma das quais ela me inspirou) neste fim de semana. Ela sempre me encorajou a escrever e gostou da minha da minha voz. Volto para casa muito cedo logo no dia seguinte. Voa, Frannie. A cortina desce sobre uma vida tão rica, apaixonadamente, humildemente e generosamente vivida”, concluiu o filho.

Sternhagen foi nomeada sete vezes para os Tony entre 1972 e 2002, o maior prémio dos palcos nos EUA, e acabou por ganhar dois, ambos como atriz de destaque numa peça de teatro, por dois papéis muito diferentes: Tia Lavinia no remake da Broadway de 1995, “A Herdeira”, baseada no romance “Washington Square” de Henry James, e por vários papéis em “The Good Doctor”, a versão de 1973, de Neil Simon.

No entanto, a atriz norte-americana ficou mais conhecida pelo público fora da Broadway depois de ter interpretado duas mães na televisão. Uma delas foi Bunny MacDougal em “Sexo e a Cidade”A sua personagem ficou bastante conhecida por ser hilariante, e a extrema proteção que tinha pelo filho Trey (Kyle MacLachlan), tornava a vida da nora, Charlotte (Kristin Davis), num inferno. Além disso, Sternhagen também interpretou Esther Clavin em "Cheers, Aquele Bar", da NBC, e as duas atuações valeram à atriz duas nomeações para os Emmy.

Nascida a 13 de janeiro de 1930, Frances Hussey Sternhagen estreou-se na Broadway 25 anos depois no papel de Miss T. Muse, na comédia de Thornton Wilder, “Por um Triz”. Outros trabalhos da atriz norte-americana na Broadway incluíram “Grande Dia pela Manhã” em 1962, “Não o Levarás Contigo” em 1983 e “Seascape” em 2005.

A sua estreia no cinema deu-se em 1967, quando interpretou a bibliotecária Charlotte Wolf em “Subindo Por Onde Se Desce”, e o seu currículo cinematográfico inclui ainda "Outland - Atmosfera Zero" (1981), com Sean Connery, “Nova York - Uma Cidade em Delírio” (1988), “Julie e Julia” (2009), “Winter e “Nunca Digas Nunca” (2014), o seu último trabalho.

Sternhagen casou-se com o ator norte-americano Thomas A. Carlin um ano depois de contracenarem juntos pela primeira vez, em 1955, e permaneceram juntos até à sua morte, em 1991. Do casamento tiveram seis filhos: Paul, Amanda, Tony, Sarah, Peter e John. Para janeiro, está planeada uma celebração da sua vida e dos seus mais de 50 anos de carreira, perto daquele que seria o dia do seu 94.º aniversário.