Cristiano Ronaldo é, sem sombra de dúvida, a celebridade portuguesa mais reconhecida em todo o mundo. E por cá não é diferente. De acordo com a edição 2022 do estudo da Marktest “Figuras Públicas e Digital Influencers”, o futebolista do Manchester United é a figura pública mais reconhecida*.

Ronaldo foi reconhecido por 97.9% dos 1200 entrevistados para o estudo, enquanto que, no que toca a notoriedade total, Fernando Mendes e Ricardo Araújo Pereira fecham o top 3. Seguem-se Manuel Luís Goucha, Herman José, Mariza, João Baião, José Mourinho, Cristina Ferreira e a apresentadora da SIC Fátima Lopes, tendo todos registado mais de 90% de notoriedade total.

Estudo. A Pipoca Mais Doce e Vasco Palmeirim lideram preferências dos portugueses
Estudo. A Pipoca Mais Doce e Vasco Palmeirim lideram preferências dos portugueses
Ver artigo

Já no que toca a notoriedade espontânea**, após Cristiano Ronaldo, o top é diferente. Mais de metade dos participantes no estudo mencionaram o craque português sem que fosse necessária qualquer sugestão. Seguem-se, depois, Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha. Rita Pereira, Ruy de Carvalho, João Baião, Ricardo Araújo Pereira, Tony Carreira, Catarina Furtado e Herman José completam a lista das celebridades mais referidas de forma espontânea.

O estudo da Marktest analisa também a notoriedade espontânea top of mind (primeiro nome de figuras públicas portuguesas referido pelos inquiridos) e, mais uma vez, Cristiano Ronaldo lidera, com 29.1% de referências. Seguem-se Cristina Ferreira (9.3%) e Manuel Luís Goucha (3%) no top 3 dos mais referidos. Catarina Furtado, João Baião, Ruy de Carvalho, Rita Pereira, Rui Costa, Tony Carreira e Herman José fecham o top 1o da notoriedade espontânea top of mind.

*notoriedade total (ou reconhecimento): resulta da combinação das referências espontâneas dos inquiridos + as referências que resultam da sugestão da Marktest com base numa lista de 60 personalidades apresentada aos inquiridos;
** notoriedade espontânea: nomes que os inquiridos apresentam espontaneamente quando se lhes pergunta "que figuras públicas conhece?", sem terem acesso à listagem da Marktest;

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.