Gabriel Costa Penna Burgos, filho adotivo de Gal Costa, é o único contemplado no testamento da mãe. Assim, aos 17 anos, o filho da cantora vai receber uma fortuna estimada entre os 3 e os 5 milhões, quantia que a artista arrecadou durante a sua carreira, oriunda dos espetáculos e do pagamento de direitos de autor.
Fruto de alguns problemas físicos, Gal Costa nunca conseguiu engravidar, mas sempre teve presente em si o sonho da maternidade. Por isso, adotou Gabriel, quando o jovem tinha apenas 2 anos e vivia num abrigo no Rio de Janeiro, Brasil. O menino ainda sofria de raquitismo, uma doença que afeta o desenvolvimento ósseo das crianças
Depois da adoção, a cantora nunca escondeu o quanto a sua vida mudou e o carinho que nutria pelo filho. “Ele é um amor, uma luz na minha vida. Eu faço tudo para ele e por ele", dizia Gal Costa, numa entrevista ao "O Globo", em fevereiro de 2021. O jovem chegou até a ser a inspiração do 40.º álbum da artista, "A Pele do Futuro", lançado em 2018. Ainda assim, proporcionou ao jovem uma uma vida reservada, longe das luzes da ribalta.
A cantora brasileira morreu esta quarta-feira, 9 de novembro, aos 77 anos, depois de ter feito uma pausa nos espetáculos, graças a uma cirurgia para remover um nódulo na fossa nasal direita, que a obrigou a parar. O velório da artista acontece esta sexta-feira, das 12h às 18h (hora de Portugal Continental), na Assembleia Legislativa de São Paulo, cidade onde vivia, e será aberto ao público. No enterro, só estarão autorizados a participar amigos próximos e familiares.