The Special One, El Especial, Lo Speciale. Seja em que idioma for, José Mourinho é idolatrado por milhões, fazendo jus ao título que lhe foi atribuído quando treinou pela primeira vez o Chelsea. Nascido a 26 de janeiro de 1963 em Setúbal, e depois de uma curta e discreta carreira como futebolista, foi no início dos anos 90 que Portugal começou a ouvir falar de um jovem chamado José Mourinho, eleito por Bobby Robson para ser seu tradutor. E depois auxiliar técnico. Primeiro no Sporting, depois no FC Porto e, sempre com o lendário técnico inglês, no Barcelona.
A estreia como treinador principal acontece num dos três grandes, no Benfica, em 2000. A passagem pela Luz foi breve, tendo-se seguido a União de Leiria e, depois, o clube onde é catapultado para o estrelato: o FC Porto. Uma Champions, duas Taças de Portugal, duas Supertaças e dois campeonatos depois, em 2004, o português rumava a Inglaterra para treinar o Chelsea, onde lhe deram finalmente a alcunha: Special One.
Ao longo de mais de duas décadas, o setubalense foi de Inglaterra para Itália, onde treinou o Inter de Milão, rumou depois a Espanha, onde esteve à frente do Real Madrid. Regressou ao Chelsea em 2013 e, até 2021, orientou mais dois clubes ingleses: Manchester United e Tottenham. Em 2021, regressa a Itália, estando desde então à frente da Roma. Para completar um percurso onde tudo já foi conquistado, só faltava mesmo a José Mourinho treinar a Seleção Nacional. Algo que, como o próprio revelou recentemente, esteve quase para acontecer este ano.
"Vou dizer algo que, provavelmente, não vos vai interessar, mas aproveito para agradecer ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol, porque o que ele me disse deixa-me orgulhoso. O facto de ter dito que eu não era a sua primeira escolha, mas sim a única escolha. Isso deixa-me orgulhoso, mas decidi não ir. Recusei, porque estou bem aqui”, revelou o treinador da Roma, dias depois de Roberto Martínez, o novo técnico da equipa das quinas, ter sido apresentado.
Casado há 33 anos com Matilde Faria, carinhosamente conhecida como Tami, é pai de Matilde, 24 anos, e de José Mário, de 22.