Em maio de 2020, Ana Obregón sofria o maior golpe que qualquer ser humano pode enfrentar: a morte do filho, Alejandro, de 27 anos. O jovem lutou dois anos contra um sarcoma de Ewing, um tipo raro de cancro que se forma nos ossos e nos tecidos que os circundam. Em maio de 2021, perdia a mãe e, em setembro de 2022, o pai.
Três anos volvidos, a atriz e apresentadora de 68 anos surpreendeu Espanha ao surgir na capa da revista "Hola!" com um bebé nos braços. A filha, que também se chama Ana, concebida com recurso a uma barriga de aluguer, nasceu em Miami, nos EUA, onde a gestação de substituição é uma prática legal.
De acordo com a publicação espanhola, a criança nasceu a 20 de março e apenas as irmãs, Celia e Amalia, e Alessandro Lequio, pai do filho de Obregón, sabiam que a atriz tinha iniciado o processo de gestação de substituição. A "Hola!" adianta ainda que a mulher que levou a cabo a gestação engravidou em junho de 2022 , o mês em que Alejandro completaria 30 anos. Nas imagens publicadas pela revista, é possível ver Ana Obregón a abandonar o hospital de cadeira de rodas e com a filha nos braços.
Figura incontornável do star system do país vizinho, Ana Obregón tem uma longa carreira como atriz e apresentadora de televisão. No entanto, a sua vida pessoal e polémicas nas quais se vê envolvida têm-na mantido, ao longo de mais de três décadas, nas capas das revistas del corazón. O nascimento da bebé Ana não é exceção e a estrela está a ser duramente criticada nas redes sociais por ter tomado esta decisão. "Aberrante" e "repugnante" são palavras usadas por internautas, que argumentam ainda que Obregón "comprou" um bebé (isto porque a prática da gestação de substituição não é legal em Espanha).
O caso já chegou ao parlamento espanhol e Irene Montero, ministra da Igualdade, relembra que a gestação de substituição em Espanha é considerada, à luz da nova lei de direitos sexuais e direitos reprodutivos, "uma forma de violência contra as mulheres", uma prática que amplifica a "discriminação por pobreza" das mulheres que são barrigas de aluguer.