Há mais um português a brilhar lá fora. Neemias Queta, profissional natural do Barreiro de 24 anos, está na final da NBA, a principal liga de basquetebol profissional dos EUA e a mais conhecida dentro deste desporto, na segunda-feira, 27 de maio (madrugada de 28 em Portugal), depois de os Celtics terem vencido os Pacers por 105-102 numa série de 4-0, onde se podem disputar sete jogos para descobrir o vencedor.
Esta é a segunda vez nos últimos três anos que a equipa de Boston está na final da disputa por um anel, saíndo vencedores da Conferência Este e agora esperando saber quem será o vencedor das finais da Conferência Oeste - Dallas Mavericks ou Minnesota Timberwolves -, que será o seu adversário na final. Este feito leva Neemias Queta a fazer história novamente, depois de já ter levado para casa a conquista de ser o primeiro português a fazer parte da NBA.
Apesar de não ter sido uma opção para Joe Mazzulla, treinador norte-americano dos Celtics, o jogador tem assim uma vaga para as finais da NBA, e o “gigante poste”, posição do atleta e como é mencionado nos vários meios de comunicação portugueses, será o primeiro português a marcar presença numa fase tão avançada desta competição. As finais da NBA, que são também jogadas à melhor de sete jogos, terão início no dia 6 de junho.
Neemias Queta assinou inicialmente um contrato com dois propósitos com os Boston Celtics, que lhe permitia não só jogar pela equipa principal como também pela equipa secundária do clube na G-League, a liga oficial de desenvolvimento para a NBA, segundo o jornal “Expresso”. No entanto, o português mostrou os seus dotes e, no início de abril deste ano, assinou um novo acordo, que fez com que Neemias Queta jogasse em exclusivo pela equipa principal. Antes disso, Neemias Queta jogou pelo SL Benfica em 2017/2018, pelo Utah State até 2021 e ingressou na NBA pelos Sacramento Kings em agosto desse ano.