A princesa Leonor, filha rei Felipe VI e da rainha Letizia de Espanha, vem a Portugal no próximo dia 12 de julho, a convite do presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, com quem os pais mantêm uma “ótima relação”, segundo a “Vanitatis”.
A princesa das Astúrias será recebida no Palácio de Belém naquela que será a sua primeira deslocação oficial ao exterior, sendo que estará acompanhada pelo ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação, José Manuel Albares, que participará com Paulo Rangel, ministro português de Estado e dos Negócios Estrangeiros, nas várias reuniões institucionais que terão lugar em Lisboa durante esta visita oficial.
“O programa desta visita terá um enfoque particular na proteção do ambiente e na conservação dos oceanos, temas prioritários para Portugal e Espanha”, avança o site oficial da presidência da República.
Como é a primeira viagem oficial da princesa Leonor ao estrangeiro, terá a duração de apenas um dia. Além do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, também se irá reunir com um grupo de jovens espanhóis residentes em Portugal na embaixada de Espanha, situada no palácio de Palhavã, avançou o jornal “La Vanguardia”.
O facto de Portugal ter sido o destino eleito da primeira viagem oficial da princesa Leonor ao estrangeiro “reflete os laços de fraternidade e proximidade que unem os dois países”.
A herdeira ao trono espanhol, de 18 anos, é a filha mais velha do rei Felipe VI e da rainha Letizia. A princesa Leonor tem uma irmã, a infanta Sofía, de 17 anos.