
Quatro meses depois de não se verem, a rainha Letizia voltou a abraçar a filha mais velha. O reencontro com a princesa Leonor aconteceu no porto do Panamá, num momento emotivo e discreto que juntou também outras mães dos jovens que viajam a bordo do navio-escola Juan Sebastián Elcano. A rainha de Espanha não conteve as saudades e deu um abraço sentido à primogénita.
A visita ao Panamá não foi oficial, mas teve a confirmação da Casa Real. Letizia viajou sozinha, sem o rei Felipe VI, e juntou-se às famílias dos colegas de Leonor para este momento especial. Ficará na cidade até terça-feira, 6 de maio, quando o navio retoma viagem rumo à Colômbia, e conseguiu ajustar a agenda até sexta-feira, 9, altura em que terá de regressar a Madrid para os 100 anos da feira do livro Cuesta de Moyano.
Por isso, ao que tudo indica, a dupla vai aproveitar estes dias para celebrar o Dia da Mãe em conjunto, que se assinala este domingo, 4 de maio, e conversar sobre algumas polémicas que têm rodeado Leonor – como o episódio das fotos em biquíni, que estavam a ser vendidas a peso de ouro. A última vez que se tinham visto foi a 11 de janeiro, quando o Elcano partiu de Cádiz.
Desde então, Leonor tem estado em missão como parte do seu treino militar, uma etapa essencial na preparação para o cargo de futura comandante das Forças Armadas espanholas. Leonor começou o seu treino militar em agosto de 2023 e concluiu a sua formação na Academia Geral Militar de Saragoça em julho de 2024, sendo condecorada com a Grã-Cruz de Mérito Militar com distintivo branco pelo rei Felipe VI.
Depois das férias de verão, ingressou na Escola Naval Militar de Marín, na Galiza, para o seu segundo ano de formação militar. Em janeiro de 2025, embarcou no navio-escola Juan Sebastián Elcano para uma viagem de instrução que durará aproximadamente seis meses. Durante esta viagem, está a receber formação prática em navegação e a representar a Marinha espanhola em diversas escalas internacionais.