Já se passou quase uma semana desde que o palácio de Kensington publicou uma fotografia digitalmente manipulada de Kate Middleton com os filhos, mas este é um tema que continua nas bocas do mundo. Na Internet, têm surgido teorias da conspiração mirabolantes, mas nem só os comuns mortais têm aproveitado para comentar o assunto – a realeza também.
Foi o caso do rei Willem-Alexander dos Países Baixos, que aproveitou para fazer uma piada sobre o assunto. Tudo aconteceu esta quarta-feira, 13 de março, durante um evento real em Zutphen, uma cidade do país do qual é chefe de Estado. E o assunto veio à baila precisamente por causa de uma fotografia da família do monarca.
Um grupo de crianças, que falava com o rei, contou-lhe que viu uma fotografia da sua família. Em jeito de brincadeira – e, ao mesmo tempo, lançando farpas ao palácio de Kensington –, o monarca respondeu prontamente. "A sério? Pelo menos, não usei Photoshop", afirmou.
A mulher do príncipe William foi fotografada dentro de um carro conduzido pela mãe, Carole Middleton, nas imediações do Castelo de Windsor, a 4 de março. Antes disso, não era vista desde o dia de Natal, data que marcou a sua última aparição pública antes da cirurgia abdominal a que foi submetida, a 17 de janeiro.
Embora tenha ficado internada durante 13 dias, o palácio de Kensington avançou que esta só deveria voltar aos deveres públicos depois da Páscoa, que se celebra a 31 de março. Ainda não se sabe o que motivou o procedimento cirúrgico e a princesa de Gales continua longe dos holofotes, tendo publicado uma fotografia com os filhos.
A polémica instalou-se, porque houve quem se apercebesse de que a fotografia tinha sido digitalmente manipulada, tendo feito com que agências noticiosas a removessem do catálogo e aconselhassem a imprensa a não a utilizar. Há quem compare a imagem de Kate nessa imagem com a capa da "Vogue", que a princesa fotografou em 2016, acreditando tratar-se da mesma.
Uma coisa é certa: seja o que for que tenha acontecido, Kate Middleton ainda estará a recuperar. Fica por anunciar a data em que voltará ao ativo, já que foi retirada da lista de presenças da Trooping the Colour, a parada de aniversário do rei Carlos III, para a qual estava confirmada.