No estudo “Figuras Públicas e Digital Influencer 2024”, realizado pelo Marktest sobre a opinião dos portugueses relativamente às figuras públicas e influenciadores nacionais, verificou-se que os nomes pelos quais as pessoas nutrem uma maior empatia estão, sobretudo, associados ao humor.
Ricardo Araújo Pereira, 50 anos, que conduz o formato “Isto É Gozar Com Quem Trabalha”, na SIC, obteve um valor médio de 7,64 numa escala de um (não se identifica) a dez (identifica-se muito), alcançando o primeiro lugar do ranking.
Vasco Palmeirim, 44 anos, ficou em segundo lugar e Nuno Markl, 52 anos, em terceiro, ambos com médias superiores a 7. Os dois comunicadores estão aos comandos do "Taskmaster", formato que é um sucesso de audiências na RTP1, e são também companhia dos portugueses todas as manhãs na Rádio Comercial, líder em Portugal.
Apesar do sucesso na rádio, Vasco Palmeirim, que ocupa o segundo lugar neste pódio, é cada vez mais uma das mais proeminentes figuras na televisão nacional. Para além do "Taskmaster", apresenta diariamente o "Joker" na estação pública, esteve durante anos aos comandos do "The Voice Portugal", com Catarina Furtado, e é a aposta da RTP1 em grandes formatos, como a apresentação do "Festival da Canção".
Já Nuno Markl, que mantém "O Homem que Mordeu o Cão" nas manhãs da Comercial, está atualmente a trabalhar no guião do filme da rubrica de sucesso.
A quarta e a quinta posição foram ocupadas por César Mourão e Inês Aires Pereira, respetivamente, também associados a formatos humorísticos.
Além disso, o estudo também cruzou os indicadores obtidos pelas figuras públicas em análise relativamente à sua notoriedade total junto dos portugueses, face ao grau de empatia que suscitam. O top 3 é composto por Cristiano Ronaldo, João Baião e Ricardo Araújo Pereira, nesta ordem, sendo que os três têm uma notoriedade e empatia acima da média.
Já Guilherme Duarte, Mariana Cabral (mais conhecida por Bumba na Fofinha) e Diogo Batáguas compõe o top 3 de celebridades que apresentam uma empatia acima da média e uma notoriedade abaixo da média.
Veja as fotos.
Créditos das fotos: RTP, @travassosfotografia, @a__bento