![Rita Pereira expõe atitude de dois jovens no TikTok e acusa-os de serem racistas e bullies](/assets/img/blank.png)
Rita Pereira revoltou-se nas redes sociais este sábado, 8 de fevereiro, depois de encontrar um vídeo realizado no Tiktok que já está a dar que falar. Dois jovens, que se encontravam a fazer um jogo em direito na aplicação, foram ouvidos várias vezes a gozar com um terceiro elemento que se encontrava no vídeo, direcionando várias palavras racistas e xenófobas ao jovem. A atriz, no seu Instagram, não conseguiu deixar de dar a sua opinião, e afirmou que os dois jovens eram “o exemplo do racismo que existe em Portugal”.
No vídeo republicado por Rita Pereira vê-se os dois criadores, de nomes Jéssica Branco e André Martins, a fazerem uma batalha contra Jaloqueta, um jovem negro, e a certa altura começam a fazer piadas com a sua aparencia física. “Para esse lado está negro”, começa-se por ouvir André a dizer, enquanto Jéssica se ri. “Oh primaço, oh blackendequa, se tivesse aqui uma nogueira, davas o cu a nós”, disse o criador. Ao ver que o jovem ficou envergonhado, André acrescentou ainda que Jaloqueta não conseguia “ficar vermelho” como eles.
“Sai da toca que eu não te estou a ver”, disse o criador, ao que o jovem acabou por responder que eles podiam gozar “à vontade”. O vídeo continuou com André a proferir palavras de gozo direcionadas a Jaloqueta, deixando algumas frases no ar, e Jéssica seguia a rir-se da situação. No final, o criador ainda disse que estava com “nojo” do jogo depois de ouvir o jovem a pedir às pessoas que estavam a ver o direito para voltarem nele, uma vez que o jogo era de interação com o público.
Rita Pereira, no seu Instagram, não se poupou nas críticas, e confessou que André e Jéssica eram o espelho da sociedade. “Ficarem indiferentes a isto é serem racistas também. Esta rapariga e este rapaz são o exemplo do racismo que existe em Portugal. Vão continuar a segui-los? A entrar nas lives deles? A rirem-se com eles? Não! O erro está na indiferença, no ‘ai não me vou meter que não é comigo’”, começou por escrever a atriz, acrescentando ainda que a televisão está sempre a passar casos de violência contra jovens e que toda a gente fica chocada com essas situações.
“E isto é o quê? Isto é agressão, bullying, maldade, adolescentes mal educados pelos pais. Isto é crime! Que seja exposto”, rematou Rita Pereira. Num story posterior, a atriz deixa a conta de Instagram de Jaloqueta, e pede a todos os seus seguidores para lhe mandarem uma mensagem de apoio. No vídeo original, também Cristiana Jesus, mulher de Cláudio Alegre, deixou a sua opinião, dizendo que toda a situação tinha sido “triste”. Além disso, outros internautas não se pouparam nas críticas aos dois criadores, pedindo até explicações à discoteca “Alma Privé” sobre o comportamento de Jéssica, uma vez que esta lá tinha trabalhado. No entanto, o espaço já veio explicar que a jovem já nada tem que ver com a discoteca.