Aos 63 anos, Sarah Ferguson está a lutar contra um cancro da mama. A revelação foi feita no podcast Tea Talks, do qual é anfitriã em conjunto com a empresária Sarah Thomson. A ex-mulher do príncipe André foi operada na semana passada (o dia não foi especificado) e o episódio do podcast, publicado este domingo, 25 de julho, foi gravado no dia anterior à cirurgia. "Amanhã vou fazer uma mastectomia a uma mama", começou por contar.
A mastectomia é uma intervenção cirúrgica que tem como objetivo retirar parte (ou a totalidade) da mama afetada pelas células cancerígenas. Pode ou não ser preventiva, realizada em parte da mama ou implicar a remoção da totalidade desta parte do corpo.
O processo foi extremamente rápido e começou há três semanas. A duquesa recorda que esteve quase para adiar o exame de rotina quando a irmã, Jane, que vive na Austrália, lhe ligou e deu uma descompostura. "Eu preciso que tu vás!", disse.
Ligada a organizações de sensibilização para problemas oncológicos há vários anos, a ex-mulher do príncipe André viu o pai, Ronald, morrer em 2003, vítima de cancro na próstata. Em conversa com Sarah Thomson, Sarah Ferguson recordou como pai era um ativista e tentava sensibilizar os que o rodeavam para a importância dos exames e da prevenção. "Ninguém o queria ouvir na altura. Eram outros tempos", conta.
"É muito importante falar sobre isto. O que me veio à cabeça foi o meu pai e não me importo que ninguém me queira ouvir. Eu quero falar sobre isto porque quero dizer a toda a gente para ir fazer exames. Façam exames, façam rastreios. Façam-no!", alertou a ex-cunhada do rei Carlos III.
Sarah Ferguson revelou ainda que foi diagnosticada no NHS (serviço público de saúde britânico) e que este alerta serviu para "deixar de tentar ajudar toda a gente" e colocar a sua saúde e bem estar em primeiro lugar. "Esta posição extraordinária em que estou significa que não tenho escolha. Tenho de me submeter a esta operação e tenho de ficar bem e forte. Não ter escolha é a melhor escolha", reconheceu.
A duquesa diz que agora se vai dedicar à atividade física e tentar descobrir que comportamentos estiveram na origem deste cancro, que foi detectado numa fase inicial. "Vou ficar super em forma, super forte e se tiver de gritar do alto das montanhas sobre isto, vou gritar. É vital que acordemos toda a gente para a importância de fazer rastreios, não apenas sobre o cancro da mama."
Sarah Ferguson foi casada com o príncipe André entre 1986 e 1996. O ex-casal, que mantém uma forte relação de amizade, é pai de Beatrice, de 34 anos e de Eugenie, de 33.