Victoria Federica Marichalar e Borbón, a sobrinha de Felipe VI, deu a sua primeira entrevista em televisão. Esta aconteceu no popular programa espanhol "El Hormiguero", da Antena 3, apresentado por Pablos Motos onde falou sobre a sua participação no programa "El Desafío", esta segunda-feira, 9 de setembro – mas não só.
Assim que entrou em estúdio, a aristocrata não resistiu a dançar ao som de "Cuatro K", um reggaeton que marca a chegada dos convidados ao programa. "Tinha de seguir a tradição", brincou, além de trazer um bolo de chocolate da Mores, uma famosa pastelaria de Salamanca, para celebrar o aniversário do programa, bem como o da jovem, que completou 24 anos nesse mesmo dia.
O apresentador retribuiu o gesto e, na presença de um segundo bolo e duas velas, disse: "É um prazer partilhar este momento consigo". Por isso, os primeiros minutos da entrevista foram passados a saborear o bolo que Victoria tinha trazido. Antes de avançar para as perguntas mais sérias, Victoria não se esqueceu da equipa do programa. "Também trouxe biscoitos para todos, depois dou-vos", afirmou.
Para a ocasião, Victoria Marichalar escolheu um visual casual e moderno, combinando umas calças largas com um cinto de padrão animal e uma T-shirt castanha de manga comprida. O look foi completado com um relógio XL da marca de luxo Hublot, diz a edição espanhola da "Vanity Fair".
Caso não esteja familiarizado com esta autêntica influenciadora real, nós dizemos-lhe tudo sobre ela. Eis cinco coisas que tem de saber sobre Victoria Marichalar – desde perceber as suas ligações à família real espanhola à sua presença nas redes sociais, que lhe garantiram mais de 300 mil seguidores no Instagram.
É neta dos reis eméritos de Espanha (e sobrinha do monarca atual)
Victoria Marichalar nasceu a 9 de setembro de 2000, em Madrid, Espanha. É a filha mais nova da infanta Elena e de Jaime de Marichalar, entretanto divorciados, o que faz dela não só neta dos reis eméritos de Espanha, Juan Carlos e Sofía, como sobrinha do monarca atual, Felipe VI, visto que a sua mãe é irmã mais velha do mesmo. É, por isso, prima direita das princesas Leonor e Sofía.
Isto faz dela uma figura importante na linhagem da coroa espanhola, embora não ocupe um lugar de destaque na ordem de sucessão. Contudo, ainda que seja vista como menos importante desse ponto de vista, nem por isso deixou de ser próxima dos avós – especialmente do antigo rei espanhol, de quem admite sentir falta, desde que este se mudou para Abu Dhabi, em 2020, à margem de um escândalo financeiro.
"Tenho muitas saudades dele", admitiu a aristocrata no podcast "A Solas Con", de Vicky Martín Barrocal, em maio deste ano, onde também aproveitou para deixar claro que, mesmo vindo de uma família cheia de pessoas com título de peso, aquela com que se identifica mais é a mãe, a duquesa de Lugo, que é uma autêntica inspiração para si.
“Quando for grande, quero ser como a minha mãe", começou por dizer Vicky Marichalar, acrescentando que a progenitora "é um exemplo de tudo". Além disso, frisou que as duas têm "uma relação normal entre mãe e filha" e que "a melhor parte" era quando andavam a cavalo juntas. "Quando for grande, quero ser como ela", reiterou.
Faz terapia para lidar com a pressão que sente
Embora, publicamente, Vicky Marichalar não utilize o facto de pertencer à família real espanhola como um traço de personalidade – tanto assim é que quem não o souber provavelmente nem desconfia disso –, a jovem não o esconde e também não deixa de frisar que é agradecida por fazer parte da mesma.
"Sinto-me muito afortunada por ter a família em que nasci. São a minha casa, são os melhores. Não a mudaria por nada deste mundo", afirmou, no podcast de Vicky Martín Barrocal, citada pela "Prisa Media". Contudo, é algo que faz com que lhe acresça alguma pressão.
"Por vezes, sinto-me enjaulada", explicou a aristocrata. "Há manchetes que não são verdadeiras. Há muitos títulos que são inventados e esses são os que mais me afetam. Distorcem tudo o que eu faço", diz a aristocrata, acrescentando que foi por isso que decidiu tornar as suas redes sociais públicas.
A par disto, admite ter ajuda especializada para lidar com todos estes problemas. “Faço terapia", admitiu, dizendo também ser a "pessoa mais tímida do mundo" e ter dificuldade em "confiar nas pessoas", graças ao facto de ter medo de que estejam a tentar aproximar-se "por interesse", por pertencer à família a que pertence.
É uma autêntica it girl
A filha da infanta Elena sempre foi bastante discreta, até outubro de 2021, quando captou a atenção do mundo inteiro por ter tornado a sua conta de Instagram pública. Isto garantiu-lhe um aumento significativo de seguidores e, atualmente, conta com mais de 300 mil na plataforma.
Bastaram seis meses para passar de anónima (q.b., vá) a influenciadora digital, que marca presença em eventos – como as mais variadas semanas de moda, a convite de marcas luxuosas como Chanel, Dior, Loewe, Balenciaga e Valentino, de acordo com a "Vanitatis"–, não só em Espanha como também no estrangeiro. E, claro, sempre com visuais elegantes.
Em 2022, pouco tempo depois de deixar que o público tivesse contacto mais próximo consigo, a aristocrata foi até capa da edição espanhola da "ELLE", que marcou o início da era de entrevistas. Entre os vários temas discutidos, falou da sua relação com a moda e de como o pai foi fulcral para que ela tivesse contacto com essa área e se apaixonasse pela mesma.
É que Jaime Marichalar é assessor do grupo LVMH, empresa francesa especializada em artigos de luxo, que detém marcas conhecidas como Louis Vuitton, Tiffany&Co, Christian Dior, Fendi (e a lista continua), em Espanha. "Gosto deste mundo graças ao meu pai, por tê-lo visto durante anos e desde muito pequena, dedicar-se a isto", disse, citada pela mesma publicação.
Escolheu um percurso académico discreto (e nem sempre brilhante)
A duquesa de Lugo não foi muito adepta do desejo de exposição mediática escolhido pela filha, especialmente porque esta não tinha muito interesse em ir às aulas. Antes de se tornar influenciadora, a jovem começou, em 2019, uma licenciatura em Marketing e Comunicação, na The College for International Studies, em Madrid, de acordo com a "Divinity".
Quando se soube disto, houve algum espanto, visto que se achava que a aristocrata estaria a estudar Administração e Gestão de Empresas no mesmo estabelecimento onde estudava o seu irmão mais velho, Felipe, conhecido como Froilán. No entanto, ainda não se sabe se a jovem terá terminado o curso, uma vez que, em 2022, foi noticiado que, embora estivesse matriculada desde 2019, só tinha feito um ano e meio.
Este foi um tema abordado na primeira entrevista televisiva da sobrinha de Felipe VI. Vá, mais ou menos, sendo que Pablo Motos contornou a questão dos estudos, limitando-se a perguntar se esta tinha sido uma boa aluna. "Bem, não fui a melhor, mas também não fui a pior", admitiu, dizendo que chumbou a Matemática algures no seu percurso escolar, lê-se na "Mujer Hoy".
No entanto, os piores anos foram quando estudou no Reino Unido, na Mayfield ST Leonard's, um colégio interno e religioso, onde os alunos iam à missa ao domingo, praticavam equitação, ténis e ballet, diz a "Vanity Fair". "Eu não me dava bem com a diretora da casa onde vivíamos como [alunos] internos e costumava pregar-lhe partidas", admitiu, dizendo que recebeu vários castigos.
Depois de dois anos no Reino Unido, a aristocrata regressou a Espanha, já com 15 anos, onde continuou os estudos na capital do país. Esteve matriculada na escola St. George's, com o objetivo de continuar a receber uma educação semelhante à que tinha tido em solo britânico. Depois de chumbar um ano, mudou de estabelecimento de ensino novamente, acabando por terminar a escolaridade obrigatória no colégio privado Santa María del Valle.
Vai participar num concurso televisivo
Muito se especulou sobre se seria verdade e é: a sobrinha do rei Felipe VI de Espanha vai participar num concurso televisivo. Não, não é um reality show ou um programa de talentos, mas um de desafios, intitulado "El Desafío", que será emitido na Antena 3 espanhola e cuja data de estreia está agendada para janeiro.
A confirmação chegou em fevereiro, quando a estação anunciou a jovem como uma das concorrentes mais conhecidas do leque. Na entrevista com Pablo Motos, falou da sua experiência no formato, que será emitido semanalmente, e cujo objetivo é enfrentar duras provas com o objetivo de ser o melhor no jogo.
Dizendo que foi a "melhor experiência" por que já passou, a aristocrata afirma ter-se sentido muito bem acolhida por todos. "Senti-me em casa desde o momento em que cheguei até ao momento em que me fui embora", frisou, acrescentando que se superou a si própria e fez "coisas que nunca teria tentado", de acordo com a Antena 3.
Esta não é a primeira vez que a jovem é convidada para participar em programas de televisão. Além disso, as negociações não foram fáceis, de acordo com a "Caras", que diz que a sobrinha do rei de Espanha fez algumas exigências – tanto a nível financeiro, como de guarda-roupa e temas abordado, visto que não queria tocar em assuntos que pudessem consternar a sua família, especialmente, os reis de Espanha.