A MAGG falou com o ator Tiago Aldeia dias antes de aproveitar um fim de semana de descanso no Algarve, nas moradias de luxo Spring Villas, de que é embaixador. O ator de 35 anos afirma que o contacto com a natureza é fundamental para recarregar energias e regressar ao trabalho ainda mais focado.

"É essencial o contacto com a natureza para limpar a mente e a alma. Todos os momentos que puderem ser na calma que a natureza me traz, melhor", começa por dizer o intérprete que dá vida a Nelo Barata na sitcom "Patrões Fora", da SIC. Mas a verdade é que Tiago pouco tempo tem tido para descansar com os projetos que se somam uns atrás dos outros.

Pedro Carvalho. "Nunca tive padrinhos na área, todas as conquistas são fruto do meu talento"
Pedro Carvalho. "Nunca tive padrinhos na área, todas as conquistas são fruto do meu talento"
Ver artigo

Como ator, confessa ter a "qualidade" de construir as suas personagens tendo por base várias inspirações e referências. "Os atores são uns observadores e eu gosto muito de observar pessoas, que é onde vou buscar as minhas inspirações. As referências podemos encontrá-las em nós próprios, mas também podemos ir buscá-las aos outros", afirma.

Questionado sobre as dificuldades da profissão, Tiago é perentório. "Quem quer ser ator em Portugal tem de ter um plano B. É algo que é preciso ter consciência, porque é uma profissão muito instável e nem sequer é legislada. É daquelas profissões que ou se faz com paixão, ou não se faz", conta, acrescentando que tem sempre vários planos relacionados com a área da representação.

E são esses planos e "paixão" de fazer algo diferente que Tiago tem sempre presente na mente quando lhe chega uma nova personagem às mãos. É o caso de Nelo, da sitcom de fim de semana da estação de Paço de Arcos, em que o intérprete resolveu acrescentar um pequeno pormenor para tornar o papel mais "engraçado".

"Experimentámos adicionar às suas caraterísticas o facto de ser sopinha de massa e correu bem", conta Tiago, referindo ainda que a ideia surgiu durante o ensaio enquanto pensava que Nelo estava "muito normal". Claro que a contracena também é essencial, não fizessem parte do elenco João Baião, Sofia Arruda, José Raposo, entre muitos outros rostos.

Na produção da SIC, Nelo é filho de dona Odete (João Baião) e namorado de Cindy (Sofia Arruda), com quem protagoniza os momentos mais caricatos e inusitados. O objetivo da sitcom, diz Tiago, é levar alegria e boa-disposição aos telespetadores, que nos últimos tempos têm estado mais tempo em casa devido à pandemia da COVID-19.

Tiago Aldeia

Há cerca de seis anos, Tiago mudou completamente o seu estilo de vida e começou a preocupar-se mais com o corpo. Mas o que o fez mudar, para além de querer sentir-se melhor fisicamente, foi o facto de começar a perceber que não era escolhido para interpretar alguns papéis na ficção por não ter um corpo musculado.

"Comecei a perceber que não era escolhido para alguns papéis por não ter músculos. A nível profissional, deu-me alguns pontos. Depois, a nível de autoestima sinto-me muito mais seguro. E, em termos de saúde, é maravilhoso", revela o ator, que diz que muitas vezes não tem vontade de treinar, apesar de saber dos benefícios para o seu bem estar.

Apesar de não revelar que papéis perdeu na ficção por não ter um corpo definido, Tiago conta que sentiu a "pressão do meio" por não ficar com "um ou dois papéis". "Disseram-me que era preciso um ator mais entroncado", frisa.

Mas nem sempre a boa forma física é essencial para se dar vida a uma personagem. No filme "Os Conselhos da Noite", realizado por José Oliveira em 2019, Tiago interpretou uma personagem com doença terminal e foi necessário perder peso. O ator conta ainda que a sua "tendência" é perder peso, por isso não foi difícil a preparação para este projeto.

"Ainda me chamam Rodas, mas é maravilhoso"

Rodolfo Damião foi o papel interpretado por Tiago na série juvenil "Morangos com Açúcar", da TVI, em 2003, e que marcou um salto na sua carreira. Decorridos mais de 15 anos, o ator ainda é conhecido por Rodas, alcunha de Rodolfo na produção de sucesso da estação de Queluz de Baixo.

"Ainda me chamam Rodas, mas é maravilhoso porque só tenho de estar grato por ter uma personagem que atravessa gerações. Uma personagem com mais de 15 anos marca as pessoas e quando eu acho que já passou, aparece uma criança que me fala sobre isso", confessa, referindo-se às repetições da trama na televisão nacional.

Para Tiago não existem dúvidas, o salto na sua carreira deu-se quando foi escolhido para fazer parte do elenco principal da série juvenil. Antes disso, já havia feito participações em "Primeiro Amor" (RTP, 1995), "Crianças S.O.S." (TVI, 2000) e "Super Pai" (TVI, 2001).

"Recordo-me de estar sempre super nervoso. Tudo era uns nervos. Era uma criança, mas sempre com muita vontade e todos os dias pensava que queria ser ator. Até rezava. Agora, felizmente, posso dizer que as coisas me correram bem e que sou um ator versátil", diz o ator, que destaca o papel de vilão que interpretou em "Nazaré", da SIC, em 2019, como um dos momentos altos da sua carreira.

"Quando tiver filhos, quero ter tempo para estar com eles"

Tiago acaba de gravar uma curta-metragem de época, com coprodução inglesa e portuguesa, na qual dá vida a Gabriel, um jovem médico que vai passar uma temporada na casa de verão do doutor Fidalgo (Virgílio Castelo). A rodagem aconteceu no Fundão e mistura o suspense com alguns confrontos morais.

Para além disso, o ator não esconde a sua vontade de viajar, apesar de a pandemia o ter impedido de o fazer com mais frequência. No início da entrevista, falávamos com Tiago sobre ser essencial o contacto com a natureza e foi por isso que, em 2018, criou a webserie "Chasing Sunsets".

"Não atraio muitos comentários negativos porque eu sou pelo bem"

O objetivo é partilhar com os seguidores do Instagram a procura do pôr do sol perfeito em vários cantos de Portugal. Apesar de ter feito uma pausa, a intenção do ator é lançar um novo episódio o mais rapidamente possível para mostrar o que de melhor o nosso País tem.

Esse é, segundo Tiago, o lado positivo das redes sociais. Mas, por vezes, existem "comentários menos bons" que não leva a sério e que considera fazerem parte de uma "frustração pessoal" de quem os escreve. "Não atraio muitos comentários negativos porque eu sou pelo bem. Mas, por exemplo, quando partilho as Spring Villas é com a intenção de promover uma boa experiência e nunca no sentido de exibicionismo", frisa.

Para já, Tiago planeia continuar focado na carreira e em aproveitar alguns dos melhores momentos da sua vida. Questionado sobre se tenciona ter filhos em breve, o intérprete garante que sim "mas mais para a frente". A ideia é ser pai daqui a alguns anos e quando tiver mais tempo dedicar-se ao "projeto familiar".

"Quando tiver filhos, quero ter tempo para estar com eles. Nesta fase da minha carreira estou a ter muito trabalho e ainda planeio mais uns bons tempos. Quero adiar o projeto familiar", remata.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.