A expectativa era muita mas os três primeiros episódios do documentário da Netflix protagonizado pelos duques de Sussex não foram a bomba atómica de revelações que se esperaria. Além da já pública dinâmica tóxica entre os tabloides britânicos e a casa real, e das comparações com a princesa Diana, a primeira parte de "Harry e Meghan" centrou-se sobretudo no nascimento e evolução da relação do casal.

Nos três próximos episódios, pelo menos a avaliar pelas novas imagens, divulgadas esta segunda-feira, 12 pela Netflix, o príncipe e ex-atriz deverão abordar o processo de renúncia do cargo de membros séniores da família real britânica, que se concretizou em março de 2020.

O que Harry diz (e o que pode querer dizer)

  • "Pergunto-me o que nos teria acontecido se não tivéssemos saído quando saímos": primeiro para o Canadá, ainda em 2019, depois para os Estados Unidos. O casal abandonou o Reino Unido antes do anúncio da renúncia às funções de membros séniores da família real britânica, o que aconteceu em janeiro de 2020.
  • "Eu disse 'temos de sair daqui'"; "Estamos no voo da liberdade"; "para podermos seguir para o capitulo seguinte, temos de fechar o capitulo anterior": As imagens mostram o príncipe Harry dentro de um avião. Poderá tratar-se do voo em direção ao Canadá ou do Canadá para os Estados Unidos.
  • "Ver esta manipulação institucional"; "Eles não se importam de mentir para proteger o meu irmão"; "eles nunca iriam dizer a verdade para nos protegerem"; "sempre senti que esta era uma batalha pela qual valia a pena lutar": Harry nunca se refere explicitamente à casa real britânica, deixando sempre no ar quem são os destinatários das suas acusações. No entanto, nas imagens, surge o palácio de Buckingham em fundo.
Imagem do novo trailer de
Imagem do novo trailer de Imagem do novo trailer de "Harry e Meghan"

O que Meghan diz (e o que pode querer dizer)

  • "A nossa segurança tinha sido cancelada. Toda a gente no mundo sabia onde estávamos": quando deixaram o Reino Unido, o casal deixou de estra protegido pelas medidas de segurança providenciadas pelas autoridades britânicas. Tanto no Canadá como nos Estados Unidos, os duques de Sussex tiveram de pagar do próprio bolso serviços privados de segurança.
  • "Eu não estava a ser atirada aos lobos. Eu estava ser oferecida como comida aos lobos": não é claro a que fase é que Meghan se refere, mas aparenta ser relativo às suas funções públicas como duquesa de Sussex, ainda como membro sénior da família real britânica.
  • "Deu-nos a oportunidade de criar aquele lar que sempre quisemos": Meghan refere-se ao ator norte-americano Tyler Perry, que cedeu uma das suas casas em Santa Barbara, na Califórnia, onde o casal viveu durante os primeiros meses nos Estados Unidos.

A segunda parte de "Harry e Meghan" chega à Netflix esta quinta-feira, 15 de dezembro.

Veja aqui o trailer