Miguel Luz, o youtuber português de 22 anos e responsável pelo projeto "Janela Aberta", está infetado com COVID-19. O anúncio foi feito pelo próprio esta quinta-feira, 29 de outubro, no novo vídeo do seu canal que conta com mais de 442 mil subscritores na plataforma digital. Segundo explicou, Miguel Luz terá estado em contacto com um amigo que começou a desenvolver sintomas e que, por isso, realizou o teste de despiste que acusou um resultado positivo.

"No sábado [24 de outubro] comecei a sentir alguns sintomazinhos, alguma tosse, e o Salema [um dos amigos] também sentia o mesmo. Do nada, outro amigo meu recebe um teste positivo e pensei que também podia ter, mas não tinha muitos sintomas. No domingo acordei às 8h40 mesmo todo lixado, pus-me a ver um filme, mas sentia-me sem grande motivação", começa por dizer.

Nesse mesmo dia, conta, terá tido inícios de febre durante uma hora bem como "arrepios no corpo" e alguma tosse. Depois de ligar para a linha SNS24, o caso foi encaminhado para um dos enfermeiros para ser agilizada a marcação do teste.

O teste aconteceu no dia seguinte, na segunda-feira, e o resultado positivo chegou na terça-feira. O jovem está agora isolado e casa e explica que embora o pior dia tenha sido o domingo anterior, quando sentiu alguns sintomas ligeiros, garante estar assintomático e sentir-se "normal".

Festa privada em clube de luxo em Lisboa gera surto de COVID-19
Festa privada em clube de luxo em Lisboa gera surto de COVID-19
Ver artigo

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 33 mortes e 4.224 novos casos de infeção — o pior dia em números absolutos de novos casos. Face à evolução do surto no País, as autoridades de saúde recomendam o uso da máscara, a prática de etiqueta respiratória (espirrar ou tossir para o cotovelo) e a preservação do distanciamento físico de cerca de dois metros entre pessoas.