Chegada a altura do verão, o que mais nos apetece é comer refeições frescas e leves para que, caso tencionemos usufruir de uma tarde de praia, a digestão obrigatória não tenha de ser de muitas horas. Além disso, a preocupação com a alimentação torna-se também uma realidade nesta altura do ano e as saladas surgem no topo da lista de refeições prediletas para a nova estação.

Como bem sabemos, o saudável e o saboroso conseguem perfeitamente andar de mãos dadas, tudo depende das escolhas que fazemos. Mas o problema, por vezes, consegue estar precisamente aí — nas escolhas que nem sempre são feitas da forma mais correta e acabam por afetar tanto o sabor da comida como a sua qualidade.

6 receitas fáceis, leves e saudáveis para levar para a praia
6 receitas fáceis, leves e saudáveis para levar para a praia
Ver artigo

Para fazer uma boa salada é assim preciso cumprir alguns requisitos — e nada melhor do que falar com quem percebe do assunto para os detalhar.

"A base de uma boa salada, independentemente dos ingredientes que lhe adicionemos, é ter produtos de qualidade, da época (que são também mais económicos) e depois é apostar nos temperos. No meu caso, gosto de fazer vinagretas em que a base é mostarda e às quais costumo adicionar algum citrino e ácido diferente (como a toranja ou lima)", explica à MAGG a chef Natalie Castro. 

Quanto às saldas como refeição, Natalie sugere que se junte os legumes com fruta, que se recorra a uma proteína (vegetal ou animal) e depois que se adicione os lacticínios (como o queijo feta, fresco, entre outros).

Segundo Natalie, o principal erro que as pessoas cometem ao fazerem saladas é não apostar no tempero. "São os erros básicos que cometem na comida: acima de tudo, a falta de tempero. As pessoas têm medo de temperar: juntar sal, acidez e gordura é essencial para realçar o sabor dos alimentos. Se estamos a temperar uma salada, mas não colocamos sal e não lhe damos acidez, não vai saber a nada", explica.

Se ainda ficou com dúvidas, nada melhor do que provar a receita sugerida por Natalie (e se está com medo porque a receita vem de uma chef, nada tema porque esta é simples de fazer e acessível a todos).

Salada de Melancia e Feta

Natalie
créditos: DR

Ingredientes: 

— melancia
— queijo feta
— cebola roxa
— sal
— sumo de lima
— azeitonas pretas
— salsa
— azeite
— sal
— vinagre de vinho tinto

Modo de preparação: 

Comece por laminar a cebola roxa e deixe-a a demolhar durante cerca de 30 minutos em sal e sumo de limão. Corte a melancia e o queijo feta e junte tudo numa travessa.

Adicione a cebola demolhada, as azeitonas pretas e muita salsa. Tempere tudo com azeite, sal (tendo em atenção a quantidade, visto que o queijo feta já é salgado) e vinagre de vinho tinto. Por fim, basta misturar bem e servir.

Vinagreta

Ingredientes: 

— uma colher de sopa de mostarda dijon
— azeite qb
— vinagre qb
— sal qb
— pimenta qb
— sumo de uma toranja

Modo de preparação: 

Para fazer esta vinagreta, basta juntar todos os ingredientes e mexer bem. O molho pode ser guardado em frascos de conserva vazios, por isso, junte tudo dentro do frasco e agite. Por fim, prove e retifique os temperos que achar necessários.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.