Depois da época das vindimas, agora é a altura da campanha da azeitona e da produção de azeite, da qual pode fazer parte. A Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, lançou  "Um Dia de Campanha", um programa especial marcado para o próximo sábado, 23 de outubro. O primeiro convite é para pôr as mãos na azeitona e depois sim, para tirar proveito dela à mesa. Está, claro, incluída uma prova, bem como um almoço de cinco momentos — ou seis, se consideramos um outro que em vez de despertar o paladar, desperta o ouvido.

O programa começa por reunir os participantes às 10h30 para prepará-los para o que aí vem: a campanha da azeitona. Devem, por isso, equipar-se com calçado adequado e vestuário confortável porque é mesmo para trabalhar após o passeio pelo Olival dos Arrifes de onde sai o Azeite Virgem Extra Biológico Olival dos Arrifes, premiado dez vezes (sete são distinções de ouro).

Virgem ou virgem extra? Para cozinhar ou pôr na salada? Um especialista explica tudo o que deve saber sobre o azeite
Virgem ou virgem extra? Para cozinhar ou pôr na salada? Um especialista explica tudo o que deve saber sobre o azeite
Ver artigo

A colheita das azeitonas certamente abrirá o apetite para o almoço, mas antes que a mesa seja posta é essencial perceber o que vai ser dado a provar, razão pela qual por volta das 12h30 há uma visita ao lagar, com direito a prova de azeite novo acabado de fazer (já sentimos o sabor apurado do azeite ensopado no pão alentejano).

Se só assim já está com água na boca, imagine ao participar no "Um Dia de Campanha", limitado a 40 pessoas. São estas que vão sentar-se lado a lado para um almoço de cinco momentos pensados ao detalhe pelo chef Carlos de Albuquerque. A refeição será harmonizada com dois vinhos Esporão e embalada por cante alentejano e viola campaniça, o sexto momento especial de que falávamos.

O dia passado entre e com os azeites da Herdade do Esporão custa 70€ por pessoa (26€ para crianças entre os 3 os 12 anos) e tem de ser reservado até 48 horas antes do evento.

"Um Dia de Campanha"

Localização: Apartado 31, 7200-999, Reguengos de Monsaraz, Distrito de Évora – Alentejo
Reservas: +351 266 509 280 / reservas@esporao.com

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.