Quantas vezes lhe chegou um hambúrguer a casa para matar as saudades daquela comida de conforto, mas não soube a 100% porque, ora estava frio, ora o queijo estava todo espalhado na caixa? E se lhe disséssemos que o sabor de uma boa facadinha na dieta, pode vir de um hambúrguer D.I.Y (faça você mesmo) em que não tem de se preocupar com os ingredientes certos para a combinação ou em arranjar um pão de hambúrguer que não saiba a artificial?

É essa a sugestão do D.I.Y. Burger Shop, que todas as semanas, ao domingo, lança um novo kit de hambúrguer. Este contém ingredientes preparados artesanalmente para, em casa, poder montar dois hambúrgueres (o que não quer dizer que seja para duas pessoas, a fome de cada um o dirá).

Seja para quem for, eis o que contem cada kit base: dois preparados crus de hambúrguer de 160 gramas cada picados e misturados no dia, dois pães artesanais feitos e cozidos pela manhã, acompanhamentos caseiros que variam conforme o menu e ainda um manual de instruções que mostra passo a passo como deve preparar e montar o seu hambúrguer em casa — uma das dicas é passar manteiga na base dos pães de hambúrguer, não só para dar sabor, como para impedir que o pão fique mole e empapado do sumo que desce da carne e dos molhos.

diy
créditos: divulgação

Para celebrar o Dia Mundial do Hambúrguer o kit lançado esta semana é dedicado à "receita mais famosa de sempre — e certamente a que eu mais comi na vida". Quem o diz é Luiz Medeiros, proprietário do projeto em modo D.I.Y e que no Instagram revela que é "completamente alucinado por hambúrguer", prato que o tem acompanhado regularmente ao longo de mais de 40 anos.

Para assinalar a data, Luiz, natural de São Paulo e há 5 anos em Portugal, escolheu carne de vaca, alface, queijo, molho especial, cebola, pickles de pepino e num pão artesanal de hambúrguer com sementes para completar o kit base. Foi esta combinação simples e ao mesmo tempo peculiar com o molho especial, que o brasileiro optou, mas podia ter sido qualquer outra.

"Desde as primeiras grandes redes no começo dos anos 80, passando por casas tradicionais, roulettes diversas, smashed, vegetarianos, gourmets e um sem número de invenções, já comi todo tipo de hambúrguer. And counting", diz Luiz Medeiros, o que significa que as fontes de inspiração ainda não acabaram e é quem pede um D.I.Y Burger que vai pode provar essa universalidade de hambúrgueres. Para já, a receita desta semana é então a mais famosa tanto que pode esgotar, uma vez que o número de kits é limitado.

Altravolta. O novo restaurante italiano de Lisboa é virtual e tem risottos do outro mundo
Altravolta. O novo restaurante italiano de Lisboa é virtual e tem risottos do outro mundo
Ver artigo

Agora que tem água na boca, resta saber como encomendar. Basta pedir um kit por mensagem privada no Instagram da marca e, primeiro, esperar que não estejam esgotados, e em segundo lugar, dirigir-se à Kitchenette Pop Up Store, em Campo de Ourique, Lisboa, ao sábado entre as 12 e as 14 horas para poder levantar a encomenda. O próximo levantamento da famosa receita é já este sábado, 30 de maio, para que todos possam celebrar o Dia Mundial do Hambúrguer em casa com produtos feitos artesanalmente.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.