Sabemos que há quem os odeie, quem os adore e quem não consiga viver sem eles. Mas há casas onde o entusiasmo por queijo é igualmente aguerrido e, muitas vezes, partilhado por todos. São, aliás, várias as famílias portuguesas que, à mesa, fazem questão de ter um bom queijo — seja ele mais forte ou mais suave — a acompanhar uma qualquer refeição.
E a Mercadona sabe-o bem. Prova disso é que tem uma deliciosa e variada oferta de queijos em todas as suas lojas, respeitando a longa tradição de fabrico de queijo, através de uma série de técnicas ancestrais, em território nacional.
Não é que seja preciso um pretexto para falar desta iguaria, mas aproveitando que o Dia Mundial do Queijo se celebra esta quinta-feira, 20 de janeiro, não há melhor altura do que esta para falar da seleção de queijos portugueses, de vários sabores e texturas, das Beiras à Estremadura e passando pelos Açores, que é possível encontrar em qualquer supermercado Mercadona em Portugal.
E há várias opções com origem no leite de ovelha, de cabra, de vaca ou de mistura. Um dos produtos disponíveis nas lojas da marca é um clássico português. Referimo-nos, claro, ao queijo flamengo dos Açores, disponível em formato bola 1/4, e produzido pela LactAçores. Esta cooperativa recolhe o leite de cerca de 600 produtores locais e cumpre com todos os valores de sustentabilidade e bem-estar animal da Cadeia Agroalimentar Sustentável da Mercadona.
Da mesma produtora, encontra também o queijo Fatias Açores ou o Queijo da Ilha, ambos estão disponíveis nas lojas da Mercadona. Saiba mais sobre a produção do queijo flamengo da Mercadona.
Nas prateleiras, pode ainda encontrar queijos da Estremadura, como o Queijo Mistura Aperitivo, produzido pela Santiago & Santiago, ou o Queijo Fresco de Vaca, cuja produção é da responsabilidade de Lactifeita. Mas há mais opções para considerar, nomeadamente queijos das Beiras, como o queijo curado de ovelha 1/4, produzido pela Queijaria Almeida; o Queijo Ovelha Serrano, elaborado na Queijaria Sabores do Dão; ou o Queijo Amanteigado 1/2, da Beira Alta, e cuja produção é da LactoSerra.
Mostramos-lhe, em fotogaleria, os queijos portugueses que pode encontrar em todas as lojas da Mercadona e que não podem faltar à mesa dos portugueses.
Um queijo delicioso na companhia de um bom vinho
E porque um bom queijo quer-se acompanhado de um vinho que reforce a explosão de sensações na boca, a Mercadona quer ajudá-lo a escolher a melhor opção da sua garrafeira para uma refeição em que todos os sabores se complementem entre si.
Através de uma playlist oficial dedicada para o efeito, a Mercadona explica que de que forma a garrafeira está dividida: em quatro tipos de vinhos — brancos, tintos, rosés e verdes, sendo que dentro de cada variedade, há, claro, uma vasta seleção de diferentes regiões de Portugal.
Seja qual for aquele que acabe por escolher, será um vinho de confiança e qualidade, valores que definem a Mercadona enquanto marca... e claro, que combinará sempre com um bom queijo português.