Queijo de Seia ou amanteigado? Acabou a discussão. O habitual concurso de queijos de Portugal, "Prémio Melhor Queijo - Novos Sabores", realizado pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL), já decorreu e já são conhecidos os 23 melhores queijos de Portugal em 2022.
Do flamengo ao curado, passando pelo amanteigado ao requeijão fresco, 185 queijos portugueses foram a concurso, todos eles em diferentes categorias e apresentados por diferentes empresas, de norte a sul do País. No final, a prova cega que junta um leque de jurados de diferentes organizações, levou ao pódio 23 vencedores e 46 menções honrosas.
Mas este ano não foram apenas as velhas e saborosas categorias que foram a concurso. Uma nova categoria foi apresentada, a de culturas de superfície, um queijo que é mole e ao mesmo tempo suave que começa a tomar o seu devido lugar em Portugal. O vencedor foi o queijo Ilha dos Mistérios, da Cooperativa Leite de Montanha (CRL), se estiver curioso para provar.
O queijo da ilha dos Açores, da União das Cooperativas Agrícolas de Laticínios (UNILEITE) ganhou a categoria Ilha. Nos amanteigados de ovelha, o queijo de Seia de Queijo Tavares ficou atrás do Estrela Pastor da Lacticínios do Côa, que foi o grande vencedor da categoria.
Fãs de requeijão, não precisam se questionar mais, o Herdade da Maia, que mistura um requeijão com doce de abóbora é o grande vencedor na categoria novos sabores frescos. E para quem gosta de se afastar dos recheios cremosos e prefere um queijo fresco, LactiNovo, de João Ferreira Rodrigues, saiu vitorioso.
"O Concurso de Queijos já é um importante marco anual para o setor por tudo aquilo que ele envolve”, afirmou Maria Cândida Marramaque, diretora-geral da ANIL, em comunicado.
A diretora também revela a importância deste evento na indústria queijeira e a qualidade portuguesa “acima da média”. “Este é um evento cujo principal objetivo passa por promover e incentivar a indústria queijeira, o que acaba também por contribuir para o aumento do reconhecimento e do posicionamento das marcas junto do consumidor final. Temos vindo a conseguir reunir, ano após ano, uma diversidade de queijos cada vez maior, com níveis de qualidade acima da média, o que é fantástico”, finaliza
Veja a lista dos 23 vencedores:
- Melhor queijo fresco de vaca: Lactifeita
- Melhor queijo fresco de cabra: Lactinovo
- Melhor queijo fresco de mistura: Flôr da Serra
- Melhor queijo fresco (atabafado): Guilherme
- Melhor requeijão de vaca: Lactifeita
- Melhor requeijão de ovelha: Sapata e Filha (queijaria)
- Melhor requeijão de cabra: Lactosabores
- Melhor requeijão de mistura: Prado da Sicó
- Melhor queijo flamengo: ValFormoso
- Melhor queijo vaca (cura normal): Nova Açores (amanteigado)
- Melhor queijo vaca (cura prolongada): Queijo do Campo
- Melhor queijo da ilha: São Miguel, Velho
- Melhor queijo de ovelha amanteigado: Estrela do Pastor
- Melhor queijo de ovelha (cura normal): Estrela do Pastor
- Melhor queijo de ovelha (cura prolongada): SerraMonte
- Melhor queijo de cabra (cura normal): Quinta do Olival
- Melhor queijo de cabra (cura prolongada): Quinta dos Moinhos Novos
- Melhor queijo de mistura (cura normal): A queijaria do Rabaçal
- Melhor queijo de mistura (cura prolongada): Três Igrejas
- Melhor queijo para barrar: ValFormoso (ervas e alho)
- Melhor queijo novos sabores frescos: Herdade da Maia (requeijão de mistura com doce de abóbora)
- Melhor queijo novos sabores: Paiva (pimenta preta)
- Melhor queijo com culturas de superfície: Ilha dos mistérios