Os seus filhos ainda estão a recuperar da overdose de açúcar depois do Halloween, mas está a pensar surpreendê-los com um pequeno-almoço especial neste fim de semana prolongado? Se sim, tenha atenção ao alimento que não deve estar presente no prato das crianças, pelo menos de acordo com uma médica nutricionista.

Federica Amati, nutricionista principal da popular aplicação de dietas Zoe, disse numa entrevista que a carne processada, onde o popular bacon se inclui, é a pior coisa que os seus filhos podem comer ao pequeno-almoço. "Por favor, não dêem carne processada aos vossos filhos", referiu a médica num podcast, tal como escreve o "Daily Mail".

doBeco. O famoso pão de fermentação lenta já chegou a Santos (e o brunch não tem abacate)
doBeco. O famoso pão de fermentação lenta já chegou a Santos (e o brunch não tem abacate)
Ver artigo

Embora o hábito de incluir bacon no pequeno-almoço seja mais popular em países como o Reino Unido ou os Estados Unidos, é verdade que esta carne processada é presença inquestionável nos buffets dos hotéis portugueses, e faz também parte da oferta de espaços especializados em brunches. Podemos não ter tendência para comer bacon ao início do dia numa rotina habitual, mas em dias especiais, não é de estranhar que os seus filhos lhe peçam esta guloseima.

A especialista fundamenta a sua posição devido às carnes processadas como o bacon estarem ligadas ao desenvolvimento de vários tipos de cancro, e alerta que as salsichas também são perigosas.

A mesma publicação refere um estudo de 2019, realizado por investigadores da Universidade de Oxford, que salienta que comer mais de 70 gramas de carne vermelha por dia aumenta o risco de cancro do intestino em cinco por cento — quantidade que equivale apenas a duas fatias de bacon ou a metade de um hambúrguer.

Por outro lado, os especialistas salientam que os pequenos-almoços dos miúdos devem conter hidratos de carbono de boa qualidade, como pão ou cereais saudáveis, sem açúcar adicionado ou aditivos. Ovos e maçãs também são ótimas opções para a primeira refeição do dia, esclarece a nutricionista, bem como um claro favorito das crianças: panquecas.

Estas podem ser "fontes nutricionais" de qualidade, especialmente se a massa tiver como base banana, aveia e ovos.