Já se sabem os resultados do 11.º Concurso Nacional de Pão Tradicional Português, que premeia, promove, divulga e valoriza aquele que consideram ser o genuíno pão tradicional português. Apenas uma padaria conquistou a distinção mais elevada a nível do pão.

"O Melhor dos Melhores" está em Mértola, mais concretamente em São Miguel do Pinheiro, na padaria Seara de Pão. Além deste título, o pão desta empresa familiar mereceu ainda a medalha de ouro do concurso. Fundada em maio de 2006, produz todos os dias mais de 600 pães, assim como nota o "Jornal de Notícias".

A Gleba tem um novo pão de abóbora para celebrar o Halloween (mas a foccacia veio para ficar)
A Gleba tem um novo pão de abóbora para celebrar o Halloween (mas a foccacia veio para ficar)
Ver artigo

Não é a primeira vez que a padaria Seara de Pão é distinguida neste concurso: já havia vencido outras duas medalhas de ouro e duas de prata. O concurso realizado pelo CNEMA e pela associação Qualifica/oriGIn Portugal também atribuiu destaque à empresa Costa, Esperança, Dias e João.

Oriunda de São Pedro de Sólis, também em Mértola, ganhou a medalha de ouro correspondente à categoria de pão alentejano, mas, mais uma vez, não se trata de uma estreia. Já por várias vezes o concelho de Mértola tem saído vitorioso no que toca aos prémios do pão.