A Confeitaria Peixinho tem já 165 anos de história que se resume em quatro palavras: ovos moles de Aveiro. São feitos segundo uma receita com mais de cinco séculos e passado tanto tempo continuam a fazer sucesso de tal forma que a confeitaria acaba de vencer o prémio Travellers’Choice 2021 do Tripadvisor, na categoria de restauração. Todos os anos há novos vencedores, com base nas avaliações de quem passa por lugares como este, que se mantêm fiéis à receita original.

Já a apresentação dos ovos moles sofreu uma inovação, são agora colocados em caixas que mais parecem uma obra de arte e estão espalhadas pelas paredes do espaço requintado em Aveiro, também renovado com uma decoração inspirada na Arte Nova, de onde sai este doce conventual feito com hóstia em forma de barricas, conchas, búzios ou peixes, recheada com o creme de ovos moles.

Como é que surgiu este doce? Uma das lendas diz que terá sido quando uma freira do Mosteiro de Jesus misturou gemas de ovos com açúcar para dali sair algo que quebrasse o jejum que lhe tinha sido dado como castigo. Para não ser apanhada, a freira escondeu os ovos dentro de hóstias até que um dia foram descobertos. Acha que alguém se dignou a castigar novamente a freira? Nada disso. O doce foi considerado um "milagre", porque algo "tão delicioso só podia ser obra de Deus", conta a Confeitaria Peixinho no site.

Terra Nova. O bacalhau da Islândia teve um date com as ostras de Aveiro — e nós provámos tudo
Terra Nova. O bacalhau da Islândia teve um date com as ostras de Aveiro — e nós provámos tudo
Ver artigo

E um milagre não pode ficar perdido no tempo, por isso a confeitaria preservou a receita que mais do que nunca anda nas bocas do mundo. Nos últimos 12 meses, foi provada por visitantes nacionais e estrangeiros, que teceram deliciosos elogios ao doce conventual e tradicional de Aveiro. 

Ovos moles de Aveiro da Confeitaria Peixinho
Ovos moles de Aveiro da Confeitaria Peixinho

"Tomar um café acompanhado de um ovo mole na parte superior [da confeitaria] é um dos prazeres da vida que nos levam à glória", disse uma turista espanhola que esteve na Confeitaria Peixinho em agosto de 2020. Já em abril deste ano, uma inglesa escreveu no Tripadvisor: "Sítio surpreendente, com bom staff e doces ainda melhores. Tentámos comprar diferentes e todos eles eram incríveis e são doces como devem ser, na quantidade certa", pode ler-se.

Os portugueses também não resistem à própria doçaria, nem a deixar um comentário dos momentos que viveram, bem como uma classificação, uma das que levou a Confeitaria Peixinho a ser premiada. "A casa mais antiga de ovos moles junto à ria de Aveiro com uma decoração fantástica e com os melhores ovos moles que alguma vez comi! Toda a vitrine de delícias é uma autêntica perdição, em especial os bolos que têm por base o creme de ovos moles. Recomendo!", disse um visitante, que deu cotação máxima ao espaço.

O português falou da vitrine, porque a Confeitaria Peixinho não tem só os tradicionais ovos moles com formas ligadas ao rio. Há também bombons, moliceiros, castanhas, barquinhos, broinhas, cornucópias, glorinhas, ninhos, delícias e suspiros — ainda que todos eles levem o ingrediente da casa: ovos moles.

A Confeitaria Peixinho fica na rua de Coimbra, junto ao canal principal da Ria de Aveiro, em Aveiro, e está aberta todos os dias das 10h às 19h e ao fim de semana fecha às 20h. Pode comprar os ovos moles de Aveiro na loja física ou online (a partir de 8€).

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.