O Palácio Ludovice Wine Experience Hotel estabeleceu-se no Bairro Alto, em Lisboa, em março de 2022. Um ano depois, o restaurante desta unidade hoteleira de cinco estrelas, o Federico, apresenta uma nova carta de cocktails — e todos eles levam vinho.
E não precisa de estar hospedado neste hotel vínico para os provar, já que até existe uma entrada diferente para quem apenas pretende experimentar o Federico (que, em breve, terá esplanada). São oito os novos cocktails de assinatura, com valores entre os 12€ e os 15€.
Apostaram nm conceito "entre o tradicional e o moderno", assim como elucida o chefe de bar, Daniel Palma, que integra o projeto desde dezembro de 2021. O nome de cada cocktail é o título de uma música com a palavra "wine" (vinho) lá inserida. "Foi um bocado uma brincadeira", admite o chefe de bar à MAGG.
Daniel Palma selecionou cerca de 30 "músicas intemporais" e, num "brainstorming em equipa", escolheram as oito finalistas. Ainda pensaram em fazer o mesmo com filmes clássicos, mas as canções eram mais seguras, pois haveria maior probabilidade de todos as conhecerem.
Queriam ter uma forma divertida de apresentar os wine cocktails, que gerasse conversa. Surgiram, então, as novas bebidas, como o "Wine or without you" (inspirado no tema "With or without you", dos U2), com absolut, espumante brut, cordial lime, framboesas e mirtilos (14€).
O "Sweet wine o’ mine" (ou "Sweet child o' mine", dos Guns N’ Roses), com Porto LBV, heering, infusão chá vermelho e baunilha (12€), que passa por leite gordo, também é novo e foi-nos aconselhado. "Se gosta de bebidas doces, vai adorar", asseguraram-nos, sobre este cocktail com pimenta rosa, pétala de rosa, chocolate negro e uma cereja no topo (e sim, é mesmo muito doce).
O "Nothing compares 2 wine" (ou "Nothing compares 2 U", de Sinéad O’Connor), com Porto branco tónico, ar de maracujá, toranja e espuma com bolhas (12€) é bem refrescante e assemelha-se a um aperol spritz (e foi o nosso favorito de entre os que provámos).
A oferta continua com o "Here comes the wine" (ou "Here comes the sun", dos The Beatles), com vinho verde, sumo limão, xarope mel e manjericão (12€), que, para Daniel Palma, "vai ser um dos best-sellers", e o "Wineway to hell" ("Highway to hell" dos AC/DC), com absolut, vinho branco, xarope maçã, sumo de lima e espuma de limão e gengibre (15€).
O "Smells like wine spirit", que faz lembrar o tema "Smells like teen spirit" dos Nirvana, leva vinho rosé, passoa, sumo limão e orgeat (14€), tendo uma bolha de sabão fumada aromatizada com citrinos. Já o "How deep is your wine" ("How deep is your love", dos Bee Gees) tem bulleit bourbon, vinho tinto gaseificado, xarope açúcar, sumo limão e uma raspa de hortelã (14€).
Por último, "para quem gosta de bebidas fumadas", o "I will always love wine" ("I will always love you", por Whitney Houston), com moscatel, del maguey vida, sumo de lima, xarope ananás e perfume de whisky (12€). "Já temos clientes regulares que vêm só beber um copo", garantiu o chefe de bar à MAGG.
O Palácio Ludovice quer afirmar-se cada vez mas como wine hotel, o que também explica esta nova e diferente carta de cocktails de autor (sendo que os clássicos continuam a existir). Promove também provas diárias de vinhos, que acontecem de segunda-feira a sexta-feira às 18 horas, mediante reserva.
A cada semana há também provas de vinhos portugueses com a presença dos produtores e o Federico conta com menus de harmonização de vinhos. Pode também visitar o Instituto de Vinho do Porto ou fazer um tratamento de vinoterapia no boutique spa da marca Caudalie. A adega do Federico contém mais de uma centena de vinhos portugueses.