Se é maluco por vinhos, é capaz de estar na hora de acrescentar mais alguns à garrafeira aí de casa — e o motivo é de ouro. Esta sexta-feira, 12 de maio, foram divulgados os Melhores Vinhos de 2023 em Portugal, eleitos pela ViniPortugal. E a MAGG foi à procura destas referências, para que não perca tempo em busca dos melhores dos melhores.
Os vencedores foram divulgados na Cerimónia de Entrega de Prémios da 10.ª Edição do Concurso Vinhos de Portugal, que decorreu esta sexta-feira. "Entre as 1.385 referências de vinho inscritas, o Grande Júri premiou 423 vencedores, entre os quais 35 medalhas na categoria de Grande Ouro, 101 de Ouro e 280 de Prata", refere a organização em comunicado.
Adiantam ainda que todos estes vinhos estiveram "sob uma avaliação minuciosa de 139 especialistas, dos quais 21 internacionais, que provaram cada um dos vinhos inscritos em sessões técnicas ao longo de três dias (8, 9 e 10 de maio) e, posteriormente, pelo Grande Júri nos dias 11 e 12 de maio", pode ler-se também em comunicado sobre esta iniciativa.
Assim, a região mais premiada desta 10.ª edição foi o Douro, conquistando 112 medalhas, seguindo-se o Alentejo, com 88 (pode consultar a lista completa aqui).
E entre tantos vencedores, o júri chegou a uma espécie de top 7 nas principais categorias, embora constem apenas seis referências nesta lista: tudo porque o vencedor do Melhor do Ano, o Quinta Nova Vinha Centenária Ref P29/P21, 2019, do Douro, venceu também na categoria de Melhor do Ano Vinho Tinto (Blend).
Na fotogaleria, mostramos-lhe estes vencedores, bem como onde os pode comprar e quanto custam, claro está (nos casos da colheita vencedora não estar disponível em garrafeira, indicamos o valor de uma colheita aproximada de outro ano).