A funcionar em formato pop up durante os meses de junho e julho, a Praça do Hub Criativo do Beato vai abrir ao público e dar lugar a um novo espaço gastronómico e uma nova experiência de retalho alimentar e restauração, focada nos produtos portugueses e nos seus produtores. A abertura é já este sábado, dia 24 de setembro, e vai ser feita de forma faseada.
Se antes podia comprar os produtos através da loja online, agora vai poder fazê-lo ao vivo e a cores. Situada na antiga Fábrica de Carnes e no antigo Edifício Administrativo e Oficina, a Praça do Hub Criativo do Beato vem trazer à capital uma nova área de restauração na zona mais oriental da cidade, assim como um espaço de lazer e um mercado aberto de quarta-feira a domingo.
O objetivo do projeto é apoiar os pequenos e médios produtores, que produzem de forma artesanal, tradicional e sustentável, e dar a provar ao público o melhor que o nosso país tem.
Dividida em dois edifícios, o primeiro a abrir é o antigo Edifício Administrativo e Oficina. Este vai contar com várias zonas, cada uma dedicada a uma área diferente: charcutaria e queijos artesanais; azeite e vinho português; produtos de mercearia artesanais; e ainda uma zona de eventos.
Para comemorar a abertura, a Praça organizou um evento aberto ao público que decorre este sábado, dia 24 de setembro, entre as 12h e as 00h. Os convidados principais são os fundadoras do Talho das Manas e do Sal & Cura que em conjunto formaram o projeto Fogo & Alma. Este último vem trazer uma nova experiência de churrasco, através de carnes de produtores nacionais que têm a qualidade da alimentação dos animais como foco principal.
Para inaugurar a Praça, o programa conta ainda com uma talk moderada por Marta Cerqueira, fundadora do projeto Peggada, com muitos petiscos portugueses - desde queijos a ostras - e com música a acompanhar. A festa e animação serão por conta do trio de Jazz Luís Lelis e dos Radio Safari.