Não há limites para a criatividade na cozinha e, com uma ajudinha das redes sociais, as modas espalham-se mais rápido do que fogo. Nos últimos meses, e só no que toca a croissants, já aqui falámos dos cúbicos, dos redondos e até dos XXL, sempre mergulhados em taças de capuccino saídas de uma recriação qualquer de "Alice no País das Maravilhas", e que continuam a surgir na nossa página de sugestões, seja do Tiktok ou do Instagram.

Embora em Portugal, em particular no norte do País, a tradição de prensar um croissant (de preferência brioche, misto) tenha décadas, do outro lado do Atlântico, em particular em São Francisco, uma pastelaria criou uma tendência semelhante, que está viral nas redes sociais: o croissant espalmado. Ou, em inglês e com hashtag, #flatcroissant.

Este novo produto é exatamente o que o nome anuncia: um croissant de massa folhada, espalmado e com calda de açúcar, ficando assim com uma textura crocante. Foi lançado em janeiro pela Alexander''s Patisserie embora, como aponta o "San Francisco Chronicle", a tendência tenha surgido na Coreia do Sul ainda em 2023.

Claire Chen, gerente desta pastelaria norte-americana, explica ao "San Francisco Chronicle" que a ideia surgiu quando um cliente pediu um palmier (doce feito com massa folhada e calda de açúcar, moldado em forma de coração e que se caracteriza por ser estaladiço), o que fez com que o chef de pastelaria Shu Cao se lembrasse dos tais croissants espalmados sul-coreanos. Começaram a testar com croissants clássicos, feitos com massa folhada, polvilhando-os com açúcar para obter uma caramelização extra. Foram precisas várias tentativas para obter aquele croissant espalmadinho, que vai ao forno com a pressão de 4,5 quilos em cima.

Cada um custa 6 dólares (5,53€) e podem ser encomendados no site da Alexander''s Patisserie que, como seria de esperar, só distribui na Bay Area, em São Francisco, onde tem duas lojas. Há simples (croissant espalmado com açúcar caramelizado) com cobertura de morango, de manga e de chocolate. E no site avisam já que, devido à procura, só é permitido encomendar um croissant de cada vez.

Até ao momento, a moda parece ainda não ter chegado a Portugal mas, a avaliar pela febre no Tiktok e no Instagram, não deve demorar muito. Do Brasil à Tailândia, passando pelo Canadá, a tendência está a ser replicada um pouco por todo o mundo.