Com uma receita básica, mas de aspeto apetitoso, Filipa Gomes pôs Portugal a fazer pão em casa. Depois de ter sido declarado estado de emergência, sabemos que as idas à rua devem ser ainda mais evitadas, mas uma coisa é certa: prendam os portugueses em casa, só não lhes tirem o pão.

Filipa, 36 anos, que ficou conhecida por apresentar o programa "Prato do Dia" no canal "24Kitchen", mostra que para fazer pão em casa não é preciso força de braços, nem um forno de lenha. Basta misturar quatro ingredientes.

"Partilhei esta receita de pão a pensar especificamente no momento que estamos a atravessar, porque a minha ideia era precisamente de dar uma receita que pudessem facilmente fazer em casa, sem grande técnica e sei que estamos numa fase em que não é suposto andarmos de padaria em padaria", diz Filipa à MAGG.

COVID-19. 22 memes, frases e vídeos sobre a pandemia que o vão fazer rir-se muito
COVID-19. 22 memes, frases e vídeos sobre a pandemia que o vão fazer rir-se muito
Ver artigo

Este é um pão fácil, que pode fazer com a farinha que tiver por casa, ainda que muitas pessoas achem que precisam de uma farinha especial, conta Filipa Gomes: "Há muita gente que anda à procura de farinha de mia, porque acha que é pão de mia — e não 'pãodemia' — e que 'mia' é um tipo de farinha".

A verdade é que esta veia criativa que levou Filipa Gomes a inventar uma nova expressão conhecida por todas vem-lhe dos tempos em que trabalhou como copywriter. "Estando numa fase de pandemia e sendo este um pão, achei que tinha graça chamar-lhe pãodemia", diz.

Este pão tornou-se mesmo numa pandemia, positiva, e a prova são as fotografias que várias pessoas têm partilhado para mostrar o resultado final do pão acabado de sair do forno bem "crostudo", como diz Filipa no vídeo onde explica a receita. Quanto a essa já lá vamos.

Além do feedback em fotos, Filipa Gomes refere que algumas pessoas já lhe revelaram que passaram a fazer pão todos os dias ou que foi o primeiro que fizeram na vida. Será que Filipa tem receio de esgotar a farinha e o fermento dos supermercados com esta receita viral? "Muita gente disse-me que o fermento está esgotado. Não acho que tenha sido por causa do meu pão, mas talvez tenha ajudado, diz, entre risos.

Contudo, o pãodemia não tem de se resumir à farinha, fermento e água — os ingredientes base. À farinha de trigo, pode juntar outras, como a de trigo sarraceno, alfarroba, milho, e ainda completar com outros ingredientes: nozes e passas, uma das combinações de que Filipa mais gosta, ou ainda pedaços de queijo, chouriço e sementes.

Já para acompanhar, Filipa Gomes tem uma preferência: "Amo manteiga com sal ou queijo da ilha", conclui. Chega então o momento da receita. Explicamos como fazer.

Pãodemia

Ingredientes:
3 chávenas de farinha (cerca de 420 gramas)
1 chávena e 1/2 de água (360 gramas)
1 colher de café de fermento de padeiro seco
1 colher de chá de sal

Modo de preparação:
Misturar tudo, tapar e deixar levedar por 8 a 12horas (ou até 24h). Quando esse tempo passar, enfarinhar bem a bancada (ou papel vegetal, que fica mais fácil) e deitar a massa. Puxar de dentro para fora algumas vezes até forma uma bolinha. Virar a costura para baixo e deixar descansar tapado enquanto se pré-aquece o forno a 250°C com uma panela lá dentro (de ferro, de preferência, e que tenha tampa). Assim que estiver bastante quente, passe a massa para dentro da panela, tape e leve ao forno por 30 minutos. Tire a tampa e asse mais uns 10 minutos para uma crosta bem crocante.

Dica para quem não tem panela de ferro:
Uma panela de inox que também dá. Confirme que a panela pode ir ao forno, que não tem borrachas nem plásticos. Dá também para fazer num tabuleiro destapado. Fica baixo, tipo focaccia.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.