Se as mães não podem ir ao brunch, levamos o brunch até elas. Tendo em conta os tempos conturbados que vivemos, o Dia da Mãe — que é já este domingo, 3 de maio — tem que ser celebrado de forma alternativa. Sugerimos que prepare um brunch surpresa como presente, em alternativa àquele que não foi possível comprar pelo facto de as lojas estarem fechadas (e não ser adepto das compras online).

Há outro ponto a favor desta surpresa. É que o Dia da Mãe celebra-se sempre no dia perfeito para brunch: domingo. É normalmente o dia em que acordamos mais tarde e aquele em que estamos ainda a assimilar o facto de já ter passado o sábado e de estar a aproximar-se a segunda-feira (ainda que esses dias sejam quais iguais para quem não está em teletrabalho). Então, porque não preparar o típico brunch de domingo com um toque especial para as mães?

A receita que sempre quis foi revelada: já pode fazer o pão de Deus da Padaria Portuguesa em casa
A receita que sempre quis foi revelada: já pode fazer o pão de Deus da Padaria Portuguesa em casa
Ver artigo

Como cada mãe é também especial, revelamos várias receitas ao gosto de cada uma: para a mãe gulosa, a saudável e a vegan. É que há mães que não dispensam uns bons ovos com bacon, outras que não têm o brunch completo sem croissants e aquelas que só faz sentido rechear a mesa se esta for totalmente feita de pratos vegetais (em que nunca pode faltar umas panquecas).

Para todas elas deixamos um menu completo, desde a bebida ao prato doce, para que filhos, filhas, ou todos juntos possam preparar esta surpresa. Revelamos a ementa.

Para a mãe gulosa

Mimosa

mimosa
créditos: lidl

Ingredientes (para uma pessoa):
7,5 cl de espumante
7,5 cl de sumo de laranja natural
1 rodela laranja

Modo de preparação:
Verta o sumo de laranja natural para um flûte de champanhe (taça para espumante). Junte-lhe gradualmente o espumante e mexa suavemente com uma colher. Decore com uma rodela de laranja cortada ou meio e sirva.

Esta receita é do site "Lidl".

Bacon com ovos no pão

ovos
créditos: 24kitchen

Ingredientes:
4 pães de centeio
8 fatias de bacon
4 ovos
Sal e pimenta preta
1 queijo mozarela
Azeite q.b.

Modo de preparação:
Corte o topo do pão, retire o miolo e reserve. De seguida, frite as fatias de bacon na frigideira. Depois regue o interior do pão com azeite, polvilhe com pimenta, coloque fatias de bacon, a mozarela esfarelada e abra 1 ovo no topo. Tempere com flor de sal e pimenta. Repita o processo para os outros 3 pães. Leve ao forno até ficar no ponto desejado, cerca de 15 a 20 minutos a 160ºC.

Esta receita é do site "24kitchen".

French Toast

french toast
créditos: miguelmesquita.pt/Instagram

Ingredientes:
4 fatias de pão de forma caseiro
120 ml de natas
120 ml de leite
2 ovos L
2 colheres de sopa de raspa de laranja
1/2 colher de chá de canela
q.b. manteiga
q.b. de xarope de ácer (maple syrup)
q.b. frutos vermelhos

Modo de preparação:
Numa travessa junte as natas, leite, ovos e misture tudo muito bem. Junte a raspa de laranja e a canela e misture. Coloque uma frigideira com um pouco de manteiga ao lume. Demolhe as fatias de pão de forma caseiro na mistura de natas e ovos e frite-as de cada um dos lados até ficarem douradinhas. Sirva com xarope de ácer e frutos vermelhos. Pode também servir com compota ou chocolate derretido.

Esta receita é do chef Miguel Mesquita.

Brownies de chocolate e café

brownie
créditos: cabaredogoucha

Ingredientes:
Uma colher de sopa de café em pó
Uma colher de chá de canela em pó
Uma colher de café de noz moscada ralada no momento
Sementes de uma vagem de baunilha
200 gramas de chocolate
125 gramas de manteiga
4 ovos
1 + 1/2 chávena de açúcar
Uma chávena de farinha
Uma colher de chá de fermento em pó
Nozes picadas
Passas sem graínha
Açúcar em pó

Modo de preparação:
Pré-aqueça o seu forno a 18ºC. Misture uma colher de sopa de café em pó, com uma colher de chá de canela em pó, sementes de uma vagem de baunilha e uma colher de café de noz moscada ralada no momento. Derreta 200 gramas de chocolate, partido em pedaços, com 125 gramas de manteiga, em banho-maria ou no microondas. Junte a mistura de café, canela, baunilha e noz moscada. Misture bem.

Bata quatro ovos inteiros com chávena e meia de açúcar. À parte, misture uma chávena de farinha com uma colher de chá de fermento em pó. Junte aos ovos batidos com o açúcar o chocolate derretido. Misture bem. Junte a farinha. Mexa bem. Juntei ainda nozes picadas grosseiramente e passas sem graínha. Leve a massa ao forno num tabuleiro pequeno, untado de manteiga e forrado no fundo com papel vegetal também untado. Uma vez cozido, desenforme, deixe arrefecer sobre uma grelha e corte em cubos. Polvilhe de açúcar em pó. A chávena que serve de medida é das de chá.

Esta receita é do blogue "Cabare do Goucha".

Para a mãe saudável

Papas de aveia douradas com pêras

papas
créditos: panelinha_de_sabores/Instagram

Ingredientes (para 4 pessoas):
100 gramas de flocos de aveia
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de chá de farinha de linhaça (opcional)
1 colher de café de curcuma ou açafrão da Índia
250 ml de água
250 ml de leite ou bebida vegetal
2 pêras maduras raladas

Modo de preparação:
Coloque todos os ingredientes num tacho e leve ao lume brando por alguns minutos, até estar cremoso. Divida por quatro taças. Acompanhe com fruta.

Esta receita é de Sandra Nereu, autora do blogue "Panelinha de Sabores".

Croissants com três ingredientes

croissants
créditos: frau_gloria/Instagram

Ingredientes:
1 iogurte ⁣
1 copo de iogurte em farinha de amêndoa ⁣
1 copo de iogurte em farinha de aveia⁣

Modo de preparação:
Misture todos os ingredientes numa taça até formar uma bola de massa. Polvilhe a bancada com farinha de aveia e amasse, adicionando mais farinha até deixar de colar. ⁣Coloque a massa entre duas folhas de papel vegetal e estique com a ajuda do rolo da massa, até ficar um rectângulo fino.⁣ Corte a massa em triângulos com uma faca.⁣ Enrole e recheie a gosto, desde a parte mais larga até à mais estreita.⁣ Pode fazer uma versão doce com chocolate negro partido em pedaços e uma versão salgada com queijo ralado.⁣ Finalize pincelando com um ovo batido e polvilhando os croissants doces com canela e os salgados com alho em pó e sementes de sésamo.⁣ Pode levar ao forno, pré aquecido a 180°C, durante 17 minutos.⁣

Esta receita é do Instagram de "Frau Gloria".

Panqueca de queijo

Ingredientes:
1 ovo bio
Pitada de sal
3 colheres de sopa de aveia
1 colher de sobremesa de levedura de cerveja
Casca pequena de laranja
Fio de azeite
Canela
Água suficiente para triturar sem que fique muito líquido

Modo de preparação:
Coloque metade da massa numa frigideira pequena (de ovo estrelado) em lume brando. Coloque uma fatia de queijo no centro da panqueca. Deite a restante massa por cima e tapar. Vire quando estiver a fazer bolhinhas no meio e com as extremidades secas. Coma simples ou com toppings a gosto. Exemplo: pêra escaldada em água, limão e canela, e nozes tostadas, mel e canela.

Esta receita é do Instagram de Joana Trigueiros.

Bolo de curgete com mel e sementes de abóbora

bolo
créditos: mafaldaralmeida/Instagram

Ingredientes:
2 ovos⁠⠀
450 gramas de farinha de trigo integral
2 colheres de chá de fermento em pó⁠⠀
1 curgete grande ⁠⠀
2 colheres de chá de canela em pó⁠⠀
170 ml de bebida de amêndoa sem açúcar⠀
100 gramas de sementes de abóbora
170 gramas de mel
1 pitada de flor de sal
50 ml de azeite virgem extra⠀

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque os ovos, o mel, o azeite e a bebida de amêndoa numa batedeira e bata até obter um creme. Sem deixar de bater, junte a curgete ralada finamente.⁠ Junte, aos poucos, batendo sempre, a farinha, a canela, o fermento e o sal.⁠ Por fim, junte as sementes de abóbora.⁠ Unte uma forma de bolo rectangular com azeite. Verta a massa e leve ao forno durante 60 minutos a 180ºC.⁠ Deixe arrefecer por completo antes de servir.

Esta receita é da nutricionista Mafalda Almeida.

Para a mãe vegan

Húmus de Ervilha e Manjericão

Ingredientes:
500 gramas de ervilhas cozidas (reservar um pouco do caldo da cozedura)
3 colheres de sopa de tahini (pasta de sésamo)
Sumo de 1 limão (± 100 ml)
2 dentes de alho
50 ml de azeite
Pimenta preta moída na hora, a gosto
1 colher de chá de cominhos moídos ou a gosto
½ colher de chá de sal ou a gosto
Uma mão cheia de manjericão fresco
Paprika q.b

Modo de preparação:
Coloque no triturador os alhos, o tahini, o sumo de limão, as ervilhas cozidas e o azeite. Junte a pimenta-preta, os cominhos e o sal. Triture bem até que o creme fique denso, passando com uma espátula pelas paredes da taça sempre que necessário. Quando o creme ficar muito grosso, junte um pouco do caldo da cozedura, para ajudar a triturar melhor até ficar com uma textura densa e sedosa — junte o caldo a pouco e pouco, duas colheres de sopa de cada vez, até obter a densidade desejável. Junte o manjericão e triture muito bem até ser totalmente absorvido pelo creme. Prove e acerte os temperos se necessário. Sirva numa taça com um fio de azeite e polvilhado com paprika, como acompanhamento ou como entrada, com tostas, palitos de pão, de cenoura, de pepino ou de aipo.

Esta receita é do blogue "Clara de Sousa".

Pão Chapati

pao
créditos: viverbemveg/Instagram

Ingredientes:
1 chávena de farinha de trigo integral;
1/2 chávena de polvilho doce;
3 colheres de sopa de azeite extra virgem;
Chia;
Pimenta;
Sal a gosto;
Água.

Modo de preparação:
Numa taça misture as farinhas peneiradas, sal, azeite, chia e pimenta. Misture tudo com um garfo. Feito isto, vá adicionando um pouco de água até que a massa fique no ponto de sovar. Amasse com as mãos. Aperte, amasse, estique durante uns cinco minutos até que a massa fique macia e elástica. Faça uma bola com massa e deixe descansar durante uns dez minutos. Polvilhe um pouco de farinha de trigo na mesa ou na bancada da cozinha e divida a massa em dez porções fazendo bolinhas. Abra cada bola com o rolo da massa até formar um disco fino ou abra a massa e corte no formato desejado. Enquanto abre os discos, aqueça a frigideira e deixe assar até formar bolhas. Vire de um lado e do outro.

Esta receita é de Adriana, autora do Instagram "Viver Bem Veg".

As melhores panquecas do mundo

panquecas
créditos: alhofrances

Ingredientes:
150 gramas de farinha de trigo t65
1 colher de sobremesa bicarbonato
1 colher de sobremesa fermento
1 colher de sopa açúcar mascavado
1 colher de sopa vinagre
50 ml de óleo vegetal
250 ml de bebida vegetal (à escolha)

Modo de Preparação:
Junte os secos numa taça e mexa. Incorpore os líquidos e mexa até formar uma massa líquida e homogénea. Coloque numa frigideira anti-aderente com o gás médio alto, vire com espátula quando terminar de fazer bolhas. Cerca de 45 segundos cada lado, basta virar um bocadinho para ver se já está dourada.

Esta receita é do blogue "Alho Frances".

Mousse de chocolate com tofu

mousse
créditos: auchan

Ingredientes:
150 gramas de chocolate preto 70%
250 gramas de tofu (cremoso)
1 colher de sopa bebida vegetal
3 colheres de sopa de maple syrup
Sal q.b

Para decorar:
Chocolate preto em pedaços q.b

Modo de preparação:
Derreta o chocolate em banho maria, ou no microondas, até ficar cremoso e homogéneo. Coloque o tofu, o chocolate derretido e o maple syrup num processador, e triture até ficar cremoso e homogéneo. Coloque numa taça e leve ao frigorífico durante uma hora no mínimo. Sirva com pedaços de chocolate e uma pitada de sal.

Esta receita é do site "Auchan".

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.