Depois da loucura do pão, teme-se que a pastelaria tome o lugar cimeiro das atividades a que os portugueses mais tempo dedicam durante esta quarentena. É que a receita do famoso pão de Deus da Padaria Portuguesa foi revelada e estamos mesmo a ver que os fornos de casa não vão parar: ora com fornadas de pão de trigo, ora de pão de Deus.
E o problema é que a receita é tão simples que qualquer um pode fazer em casa como se de um bolo se tratasse. Tudo começa pela preparação da massa brioche e só no fim se chega ao toque de Deus: o coco. Para a massa precisa apenas de leite, açúcar, levedura, farinha de trigo, sal, manteiga e açúcar em pó.
Já para a cobertura o coco não podia faltar, mas também um ovo, gemas, leite, farinha de trigo e açúcar — ingredientes que uma vez juntos resultam naquela cobertura húmida que nos faz sonhar e ficar já com água na boca. Se andava a adiar o desejo porque não pode sair de casa, agora só tem de meter mãos à obra.
E já que tem tempo de sobra, pode preparar com calma o menu completo (e com todas as exigências tão características na hora de pedir). Há quem peça o pão de Deus simples, com manteiga, fiambre, queijo ou tudo isto junto. As opções de recheio são discutíveis, bem como os acompanhamentos: um simples café ou uma meia de leite, que agora pode controlar sem ter de gritar do outro lado do balcão: "É mais clarinha, por favor".
Sem favor, deixamos aqui a receita partilhada pela Padaria Portuguesa.